domingo, 25 de setembro de 2011

Dieta:Para dar certo!


Para dar certo precisamos saber o básico sobre como funciona o organismo, sem essa noção a dieta não funciona ou se torna obsessão e doença.
As dietas funcionam pela pequena quantidade de calorias ingerida. Nós sabemos que para emagrecer, precisamos gastar mais calorias do que consumimos. Isso significa consumir menos calorias por meio de uma dieta equilibrada e aumentar a queima calórica por meio da atividade física.
À medida que os anos passam, nosso organismo vai ficando cada vez mais econômico e precisamos de uma quantidade menor de calorias para manter o nosso peso saudável.
Uma redução de peso de 2 a 3 quilos em um mês significa uma grande vitória. Reduções menores não são aconselháveis, pois podem prejudicar as funções orgânicas e provocar a carência de alguns nutrientes importantes. Queda de cabelo, enfraquecimento das unhas e problemas de pele são o mínimo que podem acontecer numa dieta errada!
Depois do primeiro mês de dieta, a redução deve continuar mais branda e gradual. Quando alcançar seu objetivo , você estará no momento crucial do seu projeto de emagrecimento. Nem pense que já pode parar! E preciso manter o novo peso. Agora que você emagreceu, pode usar aquelas roupas que estavam encostadas no armário, pode entrar numa loja de biquínis e experimentar toda a ultima coleção. E lembre-se de que o espelho agora virou seu aliado!


O momento certo
Antes de iniciar qualquer dieta é fundamental que você escolha o momento certo e se prepare adequadamente para ela. Se você estiver doente, cansada, estressada, muito dificilmente terá forçar pra levar adiante seu projeto. Se você estiver mudando de casa. Com problemas familiares ou no trabalho, com certeza esse não será o momento apropriado para começar. Se estiver gravida ou amamentando então, nem pensar!
Escolha um momento em que sua vida esteja mais ou menos organizada e prepare-se para começar.
No caso de uma vida caótica onde o equilíbrio emocional já está passando longe há meses ou anos, se você percebe que nunca vai alcançar o momento estável para começar a emagrecer e as coisas só pioram, então o caminho deve ser outro, deve procurar ajuda profissional adequada em conjunto com a dieta obviamente prescrita por um médico. Muitas pessoas mesmo, mais que possamos imaginar, necessitam de acompanhamento psiquiátrico durante o processo de emagrecimento, O próprio emagrecimento torna-se parte da terapia.


Cuide da auto estima

Antes de iniciar, tome consciência seu corpo. Tenha coragem e enfrente a realidade. Tire a roupa e veja-se de corpo inteiro no espelho. Fique alguns minutos olhando para sua imagem, e pense no que esta sentindo. Essa sensação ajudará você a ter forças para levar adiante seu projeto.
Não há como negar que pessoas magras são mais saudáveis, vivem mais e tem maior qualidade de vida. Além disso têm mais chances de sucesso tanto na vida profissional quanto na afetiva. Quando estamos com nosso peso DESEJADO, ficamos mais felizes, pois nossa auto-estima está lá em cima e o auto-respeito brota com força dentro de nós, por termos finalmente alcançado nosso custoso objetivo, essa vitória é apenas sua.

UMA BOA DICA: Não conte a ninguém que você está começando seu projeto de emagrecimento, quando as pessoas te oferecerem algo para comer como biscoitos ou chocolate, simplesmente diga que não está com vontade.

Defina sua meta: Começar uma dieta a esmo não nos leva a lugar nenhum, é preciso saber onde você quer chegar. Uma boa dica é trabalhar com a fita métrica ao invés da balança. Basta definir quantos centimetros deseja reduzir em suas medidas e se focar no objetivo, até conseguir.

Três regras importantes:

ADOÇANTES: Não sou a favor do uso dos mesmos, é uma coisa que não dá certo para mim, alguns estudos mostram que eles podem aumentar o desejo por doces, ou mesmo a fome, além de serem muito químicos e sua maioria. Há também pesquisas que apontam o aspartame como agente inimigo da saúde, e a saúde sempre vem primeiro. Então se não posso usar açúcar em função da dieta, não uso nada.
FRUTAS: As frutas são excelentes fontes de vitaminas e minerais, mas devem ser consumidas in natura, inteiras ou aos pedaços, assim nos beneficiamos de toda riqueza de suas fibras e evitamos adição de açúcar ou o temido adoçante.

GORDURAS: Alimentos gordurosos como empanados, carnes gordurosas, frituras, maionese simples, óleos e manteiga devem ser evitados.


A IMPORTÂNCIA DA HIDRATAÇÃO

A água é vital para a saúde. É preciso sobreviver seis semanas sem alimento, mas o organismo não resiste 7 dias sem água. Se você perder pela desidratação cerca de 10% do seu peso, submergirá a intensa fraqueza, com a evolução do quadro, vai passar por outros sintomas, insolações e diarréias, chegando a 20% precisará de intervenção médica para tratamento. A água é com certeza a bebida da vida!
Quando se está em processo de emagrecimento deve-se aumentar a ingestão de água, que ajudá no processo de desintoxicação e no funcionamento saudável do organismo.
A água faz muito mais do que simplesmente satisfazer a sede. A sede na verdade é um sinal de alerta, a sensação física que sinaliza que o corpo necessita de mais líquidos para realizar suas funções. Cerca de 70% do corpo humano é composto de água. Toda célula, tecido, órgão e quase todos os processos orgânicos que sustentam a vida necessitam de água para funcionar. A água é o que o corpo precisa em maior quantidade e não fornece nenhuma caloria.

Entendendo os alimentos: Os principais grupos

Os alimentos podem ser classificados em três grandes grupos:

1-Construtores
2-Reguladores
3-Energéticos
O grupo dos construtores é formado pelos alimentos que são fonte de proteína, o material básico para a construção das células, nosso organismo está sempre em constante reconstrução. Precisamos de proteínas sempre. Todos os alimentos de origem animal são proteicos: Carnes, peixes, aves, alimentos lácteos como leite iogurte e queijos, e também os ovos.
Existem também as proteínas vegetais que vem das leguminosas como soja lentilha e feijões, cereais produzidos a partir dessas leguminosas, aveia e vegetais de cor verde escura.
O grupo dos reguladores contém alimentos ricos em vitaminas minerais e fibras, eles auxiliam as funções do organismo, principalmente as digestivas. As vitaminas e os minerais participam de todos os processos metabólicos. As fibras são o meio de transporte pelo qual os alimentos passam pelos intestinos. Encontramos esses nutrientes em frutas, legumes, vegetais folhosos e cereais, muitos deles proteicos como a aveia por exemplo.
O grupo dos energéticos é formado por alimentos que fornecem, obviamente, energia. Por esse motivo são ricos em calorias, fazem parte dele os carboidratos e as gorduras.
As gorduras são divididas pelo seu grau de saturação, as saturadas aderem aos vasos sanguineos causando seu entupimento e são responsáveis pelo aumento do mal colesterol, devem ser evitadas ao máximo. Já as gorduras boas, insaturadas não apresentam riscos para nossa saúde mas possuem tantas calorias quanto as outras e devem ser consumidas com parcimônia. São elas o azeite extra virgem de oliva, o óleo de canola e frutos oleaginosos: Todos os tipos de castanhas, nozes, amêndoas, avelãs etc e as sementes de abóboras, girassol e linhaça.
O segredo da dieta é equilibrar os grupos de alimentos e ficar atenta às quantidades. Nós devemos consumir alimentos de todos os grupos, restringindo os muito calóricos e com poucas fibras como no caso dos carboidratos simples tais como as farinhas refinadas/brancas e seus derivados.
Para suprir as proteínas escolha cortes magros de carne bovina, peito de frango sem pele, peixes e laticíneos desnatados como leite, queijo e iogurte. O ovo pode ser consumido normalmente evitando adição de gordura no preparo.
As verduras e os legumes devem se consumidos a vontade, as frutas devem ser reguladas por causa da presença de frutose, mas precisam sem incluídas sem exageros( como por ex comer um abacaxi inteiro ou uma metade de abacate, chupar 4 laranjas atacar a caixa de uvas, selecione porções moderadas e variadas)
Os carboidratos simples são aqueles que se transformam em açúcar mais rapidamente. São carboidratos todos os alimentos de sabor doce, como o açúcar, o mel, a frutose (açúcar natural das frutas) e também alimentos que não são doces ao paladar mas que se transformam em açúcar no organismo, como os cereais altamente refinados tais como a farinha de trigo branca e seus derivados (paes, bolos e massas doces e salgadas) o arroz branco também entra na lista dos carboidratos simples. Esses alimentos devem ser evitados por três razões:
1-CONTÉM MUITAS CALORIAS
2-NÃO CONTÉM FIBRAS
3-ESTIMULAM A COMER MAIS
Porém, devemos subestimar a importância deles na dieta, em pequenas quantidades devem ser incluídos. Contudo a preferencia é para o carboidrato de tipo COMPLEXO, que em menor quantidade garante maior saciedade, muita energia para o corpo altos níveis de nutrientes. São encontrados geralmente nos grãos e farinhas integrais, como o próprio nome diz o alimento integral mantem sua característica natural íntegra, porque não passa ou quase não passa por processos de refinamento e tratamentos industrializados, PREFIRA TUDO INTEGRAL!

Alimentos Antioxidantes

Alguns processos orgânicos juntamente com fatores ambientais, criam radicaislivres, que em grandes quantidades começam a prejudicar o organismo, iniciando reações que se espalham rapidamente provocando danos nas células.
Os antioxidantes agem contra os radicais livres, tornando-os inativos.
Como os radicais livres atacam o organismo continuamente, os antioxidantes devem ser repostos diariamente. Os principais antioxidantes contidos nos alimentos são a vitamina E, vários carotenóides, flavonoides e a vitamina C.
São alimentos ricos em antioxidantes os vegetais e frutas alaranjados, vermelhos, verde-escuros e roxos, como tomate, pimentão, abóbora, espinafre, cítricos, cenoura, alcachofra, pimenta, brócolis, couve-flor, repolho entre outros.



Melhore a absorção de nutrientes

A combinação de certos alimentos pode otimizar a absorção dos nutrientes de que necessitamos para a manutenção da vida.
Para melhorar a absorção de ferro e , dos vegetais, consuma alimentos rico em vitamina C.
Se a refeição contiver alguma proteína zinco e ferro não apenas de vegetais mas também de laticínios serão melhor absorvidos.
A absorção de cálcio é estimulada por exercícios com peso e necessita de vitamina D, fornecida pela luz solar na pele e peixes oleosos. Assimilação proteica dos ovos pode ser melhorada quando ingerimos vitamina C, como laranja e agrião.
Atenção, suplementos de vitaminas e minerais devem ser prescritos por um médico, não tome vitaminas por conta própria.

Atividade física

A atividade física é fundamental para a manutenção da saúde e imprescindível para quem quer reduzir peso.
Lembre-se de fazer várias refeições ao longo do dia, fracionar a alimentação evita a sensação de fome e estômago vazio, é isso que faz as pessoas perderem o controle, vai uma sugestão:
1CAFÉ DA MANHÃ
2 lanche
3ALMOÇO
4lanche
5 Café da tarde
6 Lanche
7JANTAR
8 Lanche
9 ceia

As refeições 1,3 e 7 são as principais e devem conter alimentos de todos os grupos.
A refeição 5 deve ser leve e substanciosa, com pouco carboidrato e alguma proteína, como por ex uma fatia de pão integral com queijo branco um suco e 1 fruta e café.
As refeições 2,6,8 e 9 devem ser levíssimas e se limitar a uma unidade, pode ser uma fruta, 1 iogurte, uma barra de cereal, 1 fatia de queijo etc.

O importante é também levar em conta qual é o seu gasto calórico diário, cada pessoa vive em um ritmo diferente tem diferentes atividades, diferentes tipos de metabolismo, mais lento ou mais rápido. Portanto, algumas pessoas podem comer mais outras menos, cabe a você se conhecer, se informar e com ajuda do nutricionista elaborar a sua dieta, que só vai servir para você mesma.
Visando a saúde, beleza é consequência. Sem saúde não se vive, não se pode ser feliz. Cuidado com as obsessões.

Kisses

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Sobre o amor e a confiança....

Será que não há saída para essa contradição? Devemos ser arremessados entre essas duas atitudes, contra o outro e contra nós mesmos? A resposta é que é possível encontrar, um atitude única e franca para com o outro e para conosco. Em todo ser humano pode existir um impulso que abarque ambos os lados da nossa natureza, sem nos fazer fingir que somos melhores ou piores. Somos pessoas que buscam. Uma pessoa que busca tem consciencia de que é um ser de natureza dupla. E que o outro tb é, cada um de nós é e não é.Podemos nos tornar para o outro, um abrigo do poder mundano, que nos sugere que somos mais ou menos do que realmente pensamos que somos. Podemos proteger um ao outro do poder que a vida cotidiana tem de encorajar vínculos que aprisionam...
Agitação nunca é amesma coisa que zelo......
Tensão nunca é força...
 Fanatismo não é promessa....
 Egoísmo não é grandeza......
Medo nucna trás segurança....
Auto piedade nunca trás verdadeira compaixão...
A  vida pode nos persuadir a venerar tais emoçoes egoístas, e trata-las como se fosse representativas do nosso ser interior.
Mas duas pessoas que tentam se amar podem trazer uma à outra o conforto e a tranquilidade que provém, do fato de ambas se verem e se amarem como fracas e fortes ao mesmo tempo. Duas pessoas podem se ajudar a lembrar, não por palavras ou necessariamente por ações, mas através da propria lembrança nos momentos em que o outro está em dificuldade. Todo homem e toda mulher precisam de ternura, alegria , aceitação, confiança e intimidade amorosa. Mas todo homem e toda mulher que buscam a verdade , precisam acima de tudo lembrar quem são, o que procuram e porque.  Quando duas pessoas tentam se ajudar mutuamente, assim o significado da palavra confiança se transforma.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Moda: Animal Print, COBRA!


Animal Print está em alta! Seja a tradicional onça, zebra, jaguar ou até mesmo cobra, que neste verão será o destaque.
A estampa de onça é a mais usada entre as versões de pele de animais. “Os motivos de onça nas roupas e acessórios já estão ultrapassados, porém, nas versões bem coloridas com um toque divertido, valem. No quesito acessórios, o risco de adotar a estampa de onça é menor, afinal, a estampa aparece como um “detalhe”. Vale para echarpes, bolsas, cintos e sapatos.
O bicho do verão 2012 é a cobra”, a estampa promete ser o hit da temporada e virá com tudo em roupas, acessórios e até mesmo nos sapatos. Vale investir!
E pode se preparar para avistar a tendência também na praia. A estampa animal promete arrasar nos maiôs, nos caftans e nos turbantes. Se a dúvida é em qual estampa investir e que durará várias estações sem perder o glamour, tome nota:
Estampas de bicho são icônicas, elas vão e voltam, então vale sim, a pena, investir em itens de boa qualidade, pois são a garantia de um visual antenado por várias estações, é só uma questão de saber a hora certa de usá-los ou guardá-los!




Normal a mista.


É uma pele normal com leve oleosidade na zona T e ligeira propensão a comedões (os cravos). Com cuidados simples essa pele pode manter um bom nível de hidratação e ter um aspecto saudável, o segredo é cuidar religiosamente TODOS OS DIAS.
Quero mostrar como cuido da minha pele que é desse tipo:
Antes de tudo é impressindível ingerir muita água, e de 3 a 5 porções de frutas por dia, adotar uma dieta com alimentos antioxidantes e evitar gorduras e açúcares. É isso ai, a beleza vem de dentro para fora, sem hábitos saudáveis os cremes não vão adiantar NADA, fato.
Não se pode ignorar também a saúde emocional, quando você passa pela escuridão da alma, sua pele vai junto, pele estressada exige cuidados específicos mas isso é assunto para outro post, de qualquer forma fica a dica: não leve nada muito a sério, pratique o bom humor;)

Higiene e limpeza: É o básico, eu já experimentei várias loções de limpeza, várias marcas e texturas, géis, mousses e espumas de limpeza bla bla bla....até encontrar uma solução maravilhosa para o meu tipo de pele, o sabonete axepsia. Ele limpa, remove toda oleosidade e faz uma leve exfoliação química que faz toda diferença. A zona T produz um pouco mais de óleo e tem propensão a um espessamento de células que represa e condensa o mesmo formando comedões ou cravos, o afinamento dessa superfície (através dessa exfoliação) reduz consideravelmente esse processo. É o primeiro passo do dia.

Secando o rosto: Parece um procedimento simples e instintivo, pegar aquela toalha de rosto e esfregar, mas isso não é bom. A toalha de rosto, bem como esponjas de maquiagem e pincéis precisa estar livre de bactérias, então se você usa toalha de tecido, separe uma só para você e a troque todos os dias. Essas bactérias certamente vão entrar em contato com seus poros e produzir espinhas.
Importante: Jamais esfregue a toalha no rosto, as fibras de colágeno não resistem ao estica e puxa, seja gentil com sua pele, apenas presione a toalha absorvendo a umidade em movimentos ascendentes.
Hidratação: Este sabonete resseca sim a minha pele, e se eu não corrigir isso instantaneamente vem o efeito rebote: Óleo!
Então logo após secar o rosto vem o agente hidratante, que depende muito do que eu vou fazer de manhã, se eu for me maquiar uso um primer com filtro solar, a avon tem um que se adaptou perfeitamente às necessidades da minha pele, já experimentei outros o da contém 1g é excelente, mas no momento estou usando esse e adorando, ele tem fps 20, hidrata e ainda cumpre seu papel de primer com disfarce de poros e brilho excessivo retido, um achado!
Definitivamente não é legal passar muitos produtos um em cima do outro camadas e mais camadas, se a pele é seca a normal craquela tudo, se é normal a mista deixa um aspecto pesado e desagradável, se é mista a oleosa não segura.....derrete mesmo... então o menos é de verdade.... muito mais.
Se eu não vou me maquiar, tenho 2 opções: creme de tratamento diurno com filtro solar ou filtro solar facial livre de óleo, em creme, em gel só para dias muito quentes. Ultimamente estou preferindo a segunda opção
PS: Àrea dos olhos Hidratação com creme especifico 24h, é uma região muito sensível.

A noite: Limpeza com o mesmo sabonetinho de limpeza profunda e alterno as opções de cremes noturnos, estou usando no momento a linha Renew, depois de uma longa temporada com a linha Chronos. Uma noite Reversalist outra noite Luminosity. ( não esqueça a área dos olhos).

O mais importante no tratamento noturno é simplesmente dormir, insonia tem que ser tratada, é morte lenta para qualquer pele. Outro fator que neutraliza todos os cuidados que você possa ter com a sua pele é o tabagismo, se você fuma, esquece, nem plástica vai te salvar, o cigarro é o maior agente envelhecedor da pele, ganha até do sol! 

Exfoliação: a cada 3 dias.
Àrea dos olhos: Hidratação com creme especifico 24h!!! É uma região muito sensível. ( Estou amando reversalist)
 Desintoxicando: Não nos esqueçamos que toda maquiagem que usamos, cremes, filtro solar e a poluição bla .... deixa a pele muito sobrecarregada, por isso muitas vezes temos a impressão de que todos os nossos esforços são inúteis, porque essa sobrecarga de produtos e poluição é implacável, deixa a pele pesada e os poros obstruídos por mais que você se esforce aparecem os cravinhos, então uma limpeza de pele profunda com esteticista profissional , é aconselhável uma vez por mês.
Recentemente eu descobri uma receitinha caseira que não substitui a limpeza de pele mas alivia muitíssimo os sintomas de sobrecarga da pele, aprendi no programa “ centro de estética” do canal Bem simples, e estou fazendo ha 3 semanas, o resultado é surpreendente:

Tratamento desintoxicante: Faça uma exfoliação com açúcar refinado e limão verde. Movimentos circulares e ascendentes com gentileza, essa exfoliação é abrasiva, os ácidos do limão são poderosos, além de limpeza profunda promove o clareamento da pele com ação antiséptica. Em minha pele que é clarinha a vermelhidão é intensa do começo ao fim.
Enxague com água fria. Você vai sentir um leve oleozinho na pele, essa reação foi causada pela abrasividade do tratamento, o óleo vem logo proteger a pele dos ácidos, não remova esse óleo, a pele vai produzir ainda mais. Para colher os beneficios dessa exfoliação após a água fria tenha preparada uma máscara de pepino com aveia:

Processe, rale ou bata no liquidificador o pepino com aveia formando uma pasta.
Eu já usei máscaras de pepino industrializadas, mas nada se compara a essa, a máscara natural de pepino é mil vezes mais refrescante. (use pepino gelado)
Separe 2 fatias do pepino para cobrir os olhos, depois abra sobre o rosto gase de tecido (aquela para curativos), essa tela de gase, vai concentrar o produto na sua pele e impedir que escorra.

Aplicação:Faça desse momento o seu momento anti-stress, tenha tudo organizado, a mascara em um pote com pincel para aplicar a cama ou cadeira de relaxamento protegido com toalha, seu cabelo devidamente preso e protegido com faixa na testa, nada deve te preocupar ou deixar nervosa, deite-se confortavelmente ao som de música suave em local arejado e cubra toda a gase com a máscara. A sensação de alivio e refrescancia é imediato, essa máscara vai acalmar sua pele e anular o efeito rebote já iniciado durante a exfoliação, deixe agir 20 minutos. Esqueça todas as contas para pagar toda encheção de saco do seu chefe, marido, criança chorando, mande tudo às favas....será que uma mulher não pode ter 20 minutos para si mesma? Eu coloco um tijolinho de chocolate amargo ( que eu adoro e é super do bem!) na boca e fico me deliciando, é só prazer.

Ao fim dos 20 minutos, de volta a terra, não se esqueça que o limão( que ainda deixou resíduos de ácidos) em contato com os raios solares ou luzes fortes até de computador, mancha a pele! Então enxague a máscara com muita água e vá dormir, esse horário é interessante para se fazer o tratamento, tanto pela calma que se instala em casa (e as chances de interrupções são menores) como para evitar luzes. Quando faço esse tratamento eu não uso nada sobre a pele simplesmente vou dormir,( hidrate a área dos olhos) mas se não der, fazer o que né, o jeito é “tacar” filtro solar.
Ao longo de 3 semanas notei a textura de minha pele bem mais leve, uniformidade no tom, e a incidência de cravinhos bem menor.

kisses




domingo, 11 de setembro de 2011

A BELEZA DAS MÃOS

Os nossos olhos podem carregar mistérios, mas as mãos sempre a revelação. Enquanto os olhos mentem, elas tremem, suam, inquietas entregam todas as emoções. Os olhos apontam o desejo mas são elas que nos fazem mergulhar nas texturas, no calor… no toque. As mãos são destaque de beleza em muitas culturas, na índia as mãos recebem cores e desenhos, as orientais muitas vezes ostentam joias exuberantes que serpenteiam o pulso, o dorso e os dedos. Em antigos rituais as mãos tinham papel crucial nas danças sensuais, movimentos bruxuleantes evocavam a fertilidade para os homens, a terra e seus animais. Na cultura judaico- cristã, as santas de mãos unidas são símbolos de pureza e devoção. A beleza das mãos tocam a alma, alguns dizem que tocam passado e o futuro.
 
Apesar de serem tão expressivas e visadas, as mãos são frequentemente esquecidas nos rituais diarios de beleza.A aparência do rosto e do corpo é importante, mas não podemos nos esquecer que as mãos são as que mais revelam e denunciam os desgastes da idade. Como a face, elas passam o tempo todo expostas às agressões externas, entre as quais estão os raios solares, o vento e a poluição. E ficam em contato com agentes agressivos, como os produtos de limpeza .
  Além das características genéticas, os fatores externos determinam, principalmente em pessoas de pele clara e sensível, uma série de modificações estruturais na pele das mãos. Os sinais de envelhecimento surgem a partir dos 50 anos, ou às vezes mais cedo, e costumam ser mais visíveis nas mulheres. A pele vai ficando fina e transparente e as veias se tornam evidentes, o que dá um aspecto rude e pouco agradável. O uso de hidratantes pode ajudar no combate ao ressecamento da pele, mas sozinho não impede que agentes como o envelhecimento cronológico, a ação do sol e outros componentes químicos que estejam em constante contato provoquem o aparecimento de manchas e o aspecto ressecado.
Com a idade, existe a perda da elasticidade e a diminuição da estreita camada de tecido gorduroso situada logo abaixo da pele. Além disso, o fato de o dorso da mão ter a pele fina e delicada, com pouca quantidade de glândulas sebáceas, torna a pele mais sensível à desidratação e ao envelhecimento precoce, causando enrugamento, afinamento e ressecamento. Surgem alterações na coloração, e com elas, as manchas escuras ou pálidas, conhecidas popularmente como manchas senis, em consequência da ação cumulativa do sol sobre a pele. A luz solar age provocando lesões do DNA das células da pele, como as queratoses actínicas (crostas que descamam continuamente) e até o câncer de pele (feridas que não cicatrizam). Quanto mais tempo a mão tenha sido exposta ao sol (desde a infância), maior a suscetibilidade a esses problemas. Outro efeito causado nas mãos pela idade e pelo contato constante com água e a frequente retirada da cutícula são a infecções oportunistas fúngicas (micoses), virais (verrugas) e bacterianas (paroníquias ? infecções ao redor das unhas). Produtos químicos e cosméticos de uso diário, entre eles esmaltes de unhas e cremes inadequados e de má qualidade, ocasionam dermatites.. Antes de recorrer à solução drástica da cirurgia plástica, mesmo sem cortes, lembre-se sempre das mãos aos usar um protetor solar de boa qualidade. O filtro solar deve conter fator de proteção solar mínimo de 15 e deve ser utilizado mesmo em saídas ao sol de curto período. É importante aplicar cremes hidratantes pelo menos duas vezes ao dia para manter a umidade normal da pele. Ao realizar tarefas domésticas, crie o hábito de utilizar luvas de látex ou vinil. Para trabalhar no jardim, as de algodão são as melhores. Lavar as mãos é um ato simples para a prevenção de doenças, mas exige técnica: molhe as mãos antes de usar o sabonete em barra ou cremoso e as esfregue. Dê especial atenção às plantas e vãos entre os dedos. Também é preciso tomar cuidado com a área embaixo das unhas. Se você tem unhas longas, coloque sabão e esfregue embaixo delas com uma pequena escova; enxágüe-as e as seque completamente utilizando toalha pessoal ou de papel. O mercado oferece um leque de produtos para o cuidado específico das mãos, mas devo reforçar que a proteção contra os raios solares é com certeza o que mais importa. Mas para amaciar e hidratar as mãos até hoje não vi nada parecido com a linha “mãos de cetim”.

É um produto excelente, mas também um investimento considerável. Formulas manipuladas também podem surtir um otimo efeito sem falar da alternativas naturais.
 





Alternativas para cuidar melhor das mãos e das unhas

Esfoliação:
1 colher (sobremesa) de flocos de aveia;
1 colher (café) de mel;
1 gota de óleo essencial de palmarosa 10 ml de leite integral
Dissolva a aveia no leite, até formar uma pasta homogênea. Acrescente o mel e o óleo. Passe nas mãos em suave fricção. A esfoliação deve ser feita uma vez por semana.

Proteção:
100 ml de óleo vegetal de rosa mosqueta
5 gotas de óleo essencial de copaiba
10 gotas de óleo essencial de gerânio
15 gotas de óleo essencial de petit grain
20 gotas de óleo essencial de cedro
Passe a mistura toda noite

Clareamento:
1 colher (sopa) de argila Rain Forest
1 colher (sobremesa) de gel de Aloe vera
1 gota de óleo essencial de mirra
1 gota de óleo essencial de tea tree
5 gotas de óleo essencial de sândalo
Coloque a argila em um recipiente de louça ou vidro e adicione o gel até formar uma pasta homogênea. Acrescente os óleos essenciais. Misture bem. Use esta máscara uma vez por semana para clarear as mãos.

Unhas com micose:
Coloque uma gota de óleo essencial de tea tree todos os dias nas unhas, até a micose sarar. Use profilaticamente durante 6 meses este procedimento .Se preferir, prepare:
20 g de gel de aloe vera
6 gotas de óleo essencial de tea tree
3 gotas de óleo essencial de mirra
Aplique a mistura à noite em todas as unhas.

Dermatite e alergias:
50 ml de óleo vegetal de rosa mosqueta
5 gotas de óleo essencial de patchouli
5 gotas de óleo essencial de gerânio
15 gotas de óleo essencial de lavanda
10 gotas de óleo essencial de tea tree
Passe todos os dias no local afetado.

(Antes de começar qualquer tratamento faça um teste de sensibilidade).

Algo que sempre vou repetir em meus posts, é que em termos de saúde da pele e do corpo em geral, tudo é a longo prazo, temos que ter em mente que é o envelhecimento precoce que compromete a beleza e não o natural. Quanto mais cedo começamos a preveni-lo melhor. Transformações não ocorrem da noite para o dia, apenas cuide-se, o tratamento estético deve ser um hábito saudável para toda a vida, o tempo passa e você continua linda. A melhor receita de beleza é sempre a mesma: Muita água, alimentação saudável, prática de exercícios e nocaute no stress.



Kisses.


MONOLOGOS DAS MÃOS
De Ghiaroni

Para que servem as mãos?
As mãos servem para pedir, prometer, chamar, conceder,
ameaçar, suplicar, exigir, acariciar, recusar, interrogar, admirar,
confessar, calcular, comandar, injuriar, incitar, teimar, encorajar,
acusar, condenar, absolver, perdoar, desprezar, desafiar, aplaudir,
reger, benzer, humilhar, reconciliar, exaltar, construir, trabalhar, escrever…
As mãos de Maria Antonieta, ao receber o beijo de Mirabeau,
salvou o trono da França e apagou a auréola do famoso revolucionário;
Múcio Cévola queimou a mão que, por engano não matou Porcena;
foi com as mãos que Jesus amparou Madalena;
com as mãos David agitou a funda que matou Golias;
as mãos dos Césares romanos decidiam a sorte dos gladiadores vencidos na arena;
Pilatos lavou as mãos para limpar a consciência;
os anti-semitas marcavam a porta dos judeus com as mãos vermelhas como signo de morte!
Foi com as mãos que Judas pôs ao pescoço o laço que os outros Judas não encontram.
A mão serve para o herói empunhar a espada e o carrasco, a corda;
o operário construir e o burguês destruir;
o bom amparar e o justo punir;
o amante acariciar e o ladrão roubar;
o honesto trabalhar e o viciado jogar.
Com as mãos atira-se um beijo ou uma pedra, uma flor ou uma granada, uma esmola ou uma bomba!
Com as mãos o agricultor semeia e o anarquista incendeia!
As mãos fazem os salva-vidas e os canhões; os remédios e os venenos; os bálsamos e os instrumentos de tortura, a arma que fere e o bisturi que salva.
Com as mãos tapamos os olhos para não ver, e com elas protegemos a vista para ver melhor.
Os olhos dos cegos são as mãos.
As mãos na agulheta do submarino levam o homem para o fundo como os peixes;
no volante da aeronave atiram-nos para as alturas como os pássaros.
O autor do “Homo Rebus” lembra que a mão foi o primeiro prato para o alimento e o primeiro copo para a bebida;
a primeira almofada para repousar a cabeça, a primeira arma e a primeira linguagem. Esfregando dois ramos, conseguiram-se as chamas.
A mão aberta, acariciando, mostra a bondade;
fechada e levantada mostra a força e o poder;
empunha a espada a pena e a cruz!
Modela os mármores e os bronzes;
da cor às telas e concretiza os sonhos do pensamento e da fantasia nas formas eternas da beleza. Humilde e poderosa no trabalho, cria a riqueza; doce e piedosa nos afetos medica as chagas, conforta os aflitos e protege os fracos.
O aperto de duas mãos pode ser a mais sincera confissão de amor, o melhor pacto de amizade ou um juramento de felicidade.
O noivo para casar-se pede a mão de sua amada;
Jesus abençoava com a s mãos;
as mães protegem os filhos cobrindo-lhes com as mãos as cabeças inocentes.
Nas despedidas, a gente parte, mas a mão fica, ainda por muito tempo agitando o lenço no ar. Com as mãos limpamos as nossas lágrimas e as lágrimas alheias.
E nos dois extremos da vida, quando abrimos os olhos para o mundo e quando os fechamos para sempre ainda as mãos prevalecem.
Quando nascemos, para nos levar a carícia do primeiro beijo, são as mãos maternas que nos seguram o corpo pequenino.
E no fim da vida, quando os olhos fecham e o coração pára, o corpo gela e os sentidos desaparecem, são as mãos, ainda brancas de cera que continuam na morte as funções da vida.
E as mãos dos amigos nos conduzem…
E as mãos dos coveiros nos enterram!


Pele acneica X maquiagem


Pessoas com acne podem usar maquiagem sim! Mas, para não piorar o quadro da doença, há uma série de cuidados a serem tomados. Isso inclui cautela na hora de escolher os produtos, antes de passá-los e até mesmo depois de seu uso. Quando a maquiagem é utilizada sem maior atenção, pode resultar na chamada acne cosmética, que consiste em uma obstrução dos folículos pilossebáceos (conhecidos popularmente como poros), decorrente do uso dos produtos inadequados.
Os cuidados com a maquiagem começam antes mesmo de sua aplicação. O rosto deve ser lavado com um sabonete adequado para peles acneicas e em seguida um adstringente, que promoverá limpeza mais profunda , finalizando com um gel hidratante ou protetor solar especial para quem tem acne.
O passo seguinte é o disfarce de poros e controle da oleosidade, o uso de primer com essa finalidade é aconselhável. Embora o corretivo seja responsável pelo disfarce pontual das espinhas, é o primer que disfarçará a aparência dos poros dilatados, tão comuns em quem sofre com a acne.
A base utilizada deve ser livre de óleo e silicone, com efeito mate e não-comedogênica.
O óleo e o silicone são agentes obstrutores de poros e não são aconselhados para quem tem problemas com acne. Já as maquiagens não-comedogênicas não provocam cravos.
Atenção às maquiagens minerais, elas não são as ideais para quem tem acne, mas são bem mais leves do que as comuns. O papel delas é preventivo: quem já tem a acne instalada deve sempre procurar produtos indicados para peles acneicas e não minerais.
Um grande aliado no disfarce de pontos inflamados e avermelhados é o corretivo de cor verde, usando o princípio de neutralização de cores, é o verde que neutralizará o vermelho . Para obter bons resultados aplique o corretivo verde bem no pontinho vermelho, espere secar e, em seguida, passe um corretivo da cor de sua pele, que pode ser aquele que já possua secativos em sua fórmula, ao mesmo tempo em que disfarçam cravos e espinhas, ajudam a tratá-los.
Atenção:Dormir com maquiagem deixará a pele oleosa e agravará o quadro. Na hora de tirar os produtos da face, muitos dermatologista serão contra o uso de opções bifásicas e oleosas, que aumentarão a oleosidade, estando liberadas apenas para os olhos. Mas partindo do princípio de que a secreção sebácea é naturalmente solúvel no óleo, o uso de tais produtos promoverão uma boa remoção do sebo e impurezas. Os agentes secativos durante a limpeza ou demaquilação, apenas secam a pele superficialmente deixando os cravos ainda mais agarrados no interior do poro ( esta dica maravilhosa eu peguei no blog da Renata). Após a limpeza com solução oleosa apenas tenha o cuidado de usar um sabonete de limpeza profunda que remova o óleo e trate do problema.

Kisses

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Lábios vermelhos perfeitos

Todos temos diferentes sensações com as nuances de cores. A cor vermelha causa um forte impacto nas pessoas, o batom vermelho tem sido presença constante entre as mulheres, e desde o inverno 2010 destaque nas passarelas. Mas este batom exige um pouco de técnica, não dá para tirar o batom da bolsa e sapecar na boca, ele borra escorre nao dura muito, mancha as pessoas enfim. Ao optar por esta cor, escolha uma fómula mais sequinha, evite batons hidratantes, dê preferencia ao efeito mate e ultrafixantes.
Este é um batom glamour, use olhos esfumados e neutros, o make para os olhos perfeito para esse batom é o delineador gatinho, mas ele fica um luxo com olhos pretos também, o esfumadão marrom também está aprovadissimo! 
Euzinha evito as sombras coloridas com esse batom, mas olhe só, existe uma tendência super colorida por ai, então para quem gosta, seguindo a rosácea cromática, as cores  que combinam são todos os sobretons de vermelho, os marrons, laranja, rosa  e verde(como cor oposta), a mesma dica vale para as roupas.

Estrelas, olhos neutros e lábios vermelhos em destaque.

Vamos aos passos:


Cubra a pele do rosto e também a boca com base e pó.










Com um delineador de um tom mais próximo possível ao do seu batom, faça o desenho de seus lábios, contornando-os delicadamente. Não exceda a linha dos lábios para fora com intuito de aumenta-los (isso é feio), faça o traço exatamente em cima da linha dos mesmos, começando pelo centro (faça um pequeno V),depois dos cantos externos para dentro. Como eu disse, aumentar os lábios com lápis é muito feio, mas pouquissimas pessoas são simétricas, você pode  ter ligeiras diferenças de ângulos de uma lado para o outro, se for o caso tente ajustar sutilmente esses ângulos, deixando os lábios mais simétricos quanto possível, muita calma nessa hora, pois essa correção deve ser realmente muito sutil, imperceptível.
Jamais subestime a importância do delineador de lábios, além de desenhar, visto que isso é impressindível por se tratar de uma cor muito marcante, ele tambem forma uma barreira que impede que seu batom escorra, pois trata-se de uma formulá seca e ultrafixante que preenche os sulcos.

Com auxilio de um pincel, preencha os lábios com o batom, se exagerar remova o excesso pressionando contra os lábios um lenço de papel.
Se o seu delineador fizer diferença de tom com a cor do batom, use o pincel para esfumar o contorno para dentro fundindo as cores.









Agora cubra todo o lábio com uma camada de pó translúcido.












Apenas reaplique mais uma fina camada de batom sobre o pó translúcido.









Essa dica é muito importante e o diferencial, aplique uma camada de corretivo líquido em torno dos lábios. Ele vai reforçar a barreira do delineador ajudando a segurar ainda mais o produto, impedindo que escorra mesmo em dias quentes.







Com ajuda de uma esponjinha e um toque de pó translúcido, esfume o corretivo, deixando-o totalmente invisível. Atenção na hora de escolher o tom do corretivo, ele deve se fundir perfeitamente à cor da sua pele ficando totalmente invisível, em maquiagem o acabamento é tudo, tem que ser perfeito. Nesse passo o trabalho  já está finalizado, mas se ainda quiser um efeito de volume  confira a dica do gloss:








 Nada de "tacar" gloss em cima de tudo!   A emoliência do gloss vai colocar tudo a perder, e o batom vai escorrer e acabar rapidinho.
Para um efeito bem bonito: Em uma espátula coloque um pouco de baton puro e um pouco de gloss incolor, e com a ajuda de um pincel misture os dois criando assim um gloss exatamente da cor do seu batom. Em seguida aplique somente no centro dos lábios superior e inferior em leves batidinhas, não exagere na quantidade e não esfregue. Agora é só arrasar no bocão vermelho que vai durar horas.




                                                                 PERFECT

 Estes passos, funcionam super bem  com qualquer cor de batom.
Devemos também nos lembrar que para cada pele existe um tom de vermelho mais harmonico.
veja dicas super legais  aqui.

kisses.