sábado, 29 de outubro de 2011

UNHAS


Cortar as unhas....
Lixar....
Remover a cutícula....
Parecem procedimentos tão simpes....
Maaaaaaaaasss....
Basta um pequeno deslize para você modificar totalmente o formato das unhas, além de correr o risco de deixa-las encravadas ou inflamadas.
Geralmente as unhas crescem um milimetro por semana, com uma dieta saudável muito mais.
Como ocorre com a pele e os cabelos, as unhas de uma pessoa pode indicar seu estado de saúde.
As unhas finas e frágeis podem ser sinal de falta de ferro e zinco no organismo, ocorre frequentemente em pessoas que adotam uma dieta vegetariana, esta dieta pode sim ser saudável mas exige muita atenção às substituições.
A presença de manchas brancas pode significar falta de selênio, encontrado nos peixes, frutos do mar e cereais. Já as unhas curvadas podem indicar falta de vitamina A.
O problema mais comum são as unhas quebradiças, e as principais causas são o contato excessivo com água, produtos de limpeza, o abuso de esmaltes e removedores à base de acetona. Removedores a base de óleos, reduzem significativamente a quebra.

Como cortar as unhas: As unhas devem ser cortadas obedecendo a seu formato natural. Não tente mudar o formato no corte. O corte serve para retirar o excesso do comprimento mas o acabamento é feito com lixa. As unhas alongadas aceitam qualquer comprimento , longa ou curta e tanto o acabamento quadrado como o redondo caem bem, é o tipo perfeito de unha.
As unhas redondas , de base larga, ficam melhor em tamanho médio. E as ovaladas devem ser mais curtinhas do contrário vão assumir forma de pirâmide.
Prefira cortadores específicos a tesouras e alicates, evitando assim entrar nos cantos danificando sua forma, causando encravamento ou enfraquecimento.

Cutículas, ter ou não ter: As cutículas estão alí para proteger nosso organismo de contaminações, embora não seja esteticamente agradável o correto é mante-las. No entanto , este não é o costume das brasileiras, então vamos aos procedimentos para amenizar este problema:
Se você possui muita cutícula não a remova completamente, adquira o hábito de hidrata-las como você hidrata o seu rosto todos os dias, elas terão um aspecto muito mais agradável. Para este fim use cremes específicos ou qualquer um de sua preferência, o seu creme de mãos pode ser muito eficiente.
Lembre-se que o organismo é inteligente, ele não liga para a aparência das suas unhas, apenas quer se proteger , então quanto mais cutículas você remover, mais e mais irá crescer.
Façamos um esforço para abolir o alicate e remover o excesso de cutícula de forma menos agressiva: Com removedor de cutículas ou uma espatula de corte.
Se as cutículas estiverem devidamente hidratadas e amolecidas com cremes e água morna o resultado com removedor e espátula pode ser impecável, fica lindo!

Manicure:
Vou sugerir um passo a passo de manicure, mas é apenas uma sugestão, cada uma de nós tem sua maneira de fazer.
1- Remova todo o esmalte velho, sem deixar resíduos e em seguida lixe, dando a forma adequada, dos cantos para o meio com muita paciência. Aplique sobre as cutículas um creme para amole-las.

2-Mergulhe as unhas em uma solução de água morna, sabonete liquido hidratante e gotas de óleo de amêndoas . Aproveite este momento para uma aromaterapia acrescentando umas 3 gotinhas de algum óleo essencial de sua preferencia. Aguarde cerca de 5 mim, ou até que fiquem bem macias. Retire da solução e aplique um bom hidratante em toda a mão concentrando o produto nos nós dos dedos e nas cutículas. Em seguida empurre-as com uma espátula.

3-Remova o excesso das cutículas como lhe for mais apropriado, com removedor, o lado de corte da espátula ou alicate, no caso do alicate cuide para não remove-la totalmente.

4- O último passo, não é menos importante que os outros, genteeeee a base! Ela é super importante, forma uma barreira aos pigmentos e outros ativos dos esmaltes. Espere que ela seque consideravelmente e depois passe o esmalte. Existem bases de tratamento, com vitaminas, escolha a melhor pra você.

Assim como o cabelo, a parte visível da unha está morta, mas a matriz presa à base é constituída de capilares sanguíneos e terminais nervosos que necessitam de nutrientes. Procure ter uma alimentação rica em proteínas,presentes nas carnes em geral, leite, ovos leguminosas e cereais. Vitamina A também é necessária e está presente em frutas e legumes amarelos e vermelhos. Inclua também cálcio, zinco e outros minerais, presentes nos queijos e nozes por exemplo.

Algumas dicas:

         *Ao abrir latas com anéis, improvise uma alavanca, uma tampa de caneta por exemplo.
    *Não produza impacto nas unhas, use a ponta dos dedos para digitar ou teclar telefone etc.
    *Além de muito feio, o hábito de roer as unhas, pode torna-las permanentemente fracas e danificar o seu formato. Experimente esmaltes especiais que deixam um gosto ruim na boca.
    *Faça a manicure toda semana, ver a sua mão bonita é um estímulo para não roer. Se elas já estiverem muito comprometidas e nada disso funcionar, faça uso de unhas postiças( elas são lindas e divertidas!)
    *A pílula anticoncepcional pode reduzir a absorção de ferro pelo organismo, podendo afetar o crescimento das unhas, o seu médico pode receitar suplementos extras caso acho necessário.
    *Algumas unhas tem tendência a ondulações na superfície, por hereditariedade ou alguma doença. Jamais lixe, use um polidor para uniformizar sutilmente e bases com formulações de cálcio e queratina.
    *Esmaltes claros dão a ilusão de que unhas curtas são mais compridas. Para que pareçam ainda maiores deixe uma discreta linha sem esmalte nas laterais, para dar o efeito de alongamento.
    *Para que o esmalte dure mais, espere a primeira camada de esmalte secar bem antes de aplicar a segunda e reforce o extra brilho após 24 h.
    *Para reidratar mãos e unhas, aplique os cremes e óleos de sua preferência e coloque uma luva de látex por 20 mim, caso não tenha luvas, enrole as mãos em filme plástico, tem o mesmo efeito.
    *Jamais compartilhe seus materiais! Material contaminado é uma porta aberta para fungos, bactérias, vírus e doenças graves. Mantenha seus materiais sempre esterilizados com álcool e bem acondicionados. A organização é fundamental. Não use materiais danificados ou enferrujados, isso pode representar ameaça para sua saúde.

Com estes cuidados, podemos ter sim, mãos e unhas de princesa!

Pedicure:

Os pés não podem ficar esquecidos dentro dos sapatos, é preciso olhar para os seus pés. Procure sinais de ressecamento, calos, cortes, rachaduras bolhas, descoloração, aiiiii... será que está tudo ok? Como você tem tratado seus pés? Se eles estiverem em más condições é hora de começar a mudar este quadro e mante-los lindos.
Bons hábitos fazem toda a diferença: Evite o uso diário de bicos muito finos que apertem os dedos, ou sandálias com tiras que impeçam a circulação, para não ter pés doloridos, inchados e unhas deformadas.
Ande descalça sempre que possível, para relaxar os músculos dos pés e trabalha-los.
Sprays refrescantes estimulam os pés cansados ativando a circulação.
Todas as dicas para as unhas das mãos valem para as unhas dos pés, lembrando que o hálux, o famoso dedão tem maior propensão ao encravamento por causa do peso exercido sobre ele. Não tente remover calos, corta-los, desencravar unhas inflamadas, procure um profissional.
Faça um escalda pés semanal, misturando à água, fatias de limão, gotas de óleos essenciais( camomila, verbena, lavanda e patchouli são os mais indicados), óleo de amêndoas e pétalas de flores ou ervas estimulantes como menta hortelã e cânfora em pastilha.
Faça esfoliações semanais com cremes de sua preferência, ou esfoliantes naturais: açúcar com mel pétalas e óleo de amêndoas, acrescente ervas secas, como a salvia, sementes moídas e casca de nozes. Você pode criar o seu esfoliante a seu gosto.
Evite a lixa e a pedra pomes, elas são agentes do efeito rebote, quanto mais pele você arranca mais pele o organismo vai produzir. Se os seus pés são muito ressecados e acumulam muita pele morta, prefira um exfoliante químico a lixas. Muitos cremes para os pés possuem Alpha hidroxi ácidos ( o esfoliante químico). Você também pode mandar manipular o seu creme com ácidos, cold cream, uréia e lanolina. O farmacêutico vai sugerir as porcentagens adequadas, o ideal é que um dermatologista prescreva a fórmula, mas eu sei que as farmácias fazem sem receita sim.rs
Eu não uso ácidos , mas vou pesquisar uma boa fórmula para sugerir.
Hidratação é essencial! Todos os dias! Muito creme em toda a pele dos pés , e nas cutículas, de manhã, a tarde e antes de dormir, não perca oportunidade de hidratar muito suas cutículas e pele.
Uma vez por semana após o banho unte os pés com bastante creme e enrole-os em filme plástico, deixe agir 20 mim.
Faça a pedicure conforme a das mãos lembrando de todos os cuidados que se deve ter com as unhas, o corte e o lixamento. Na hora de remover as cutículas, se não puder dispensar o alicate, remova apenas o excesso, não retire tudo, você já sabe que quanto mais pele você tirar mais ela vai crescer, sem falar que os riscos de contaminação nos pés é muito maior que nas mãos já que eles estão exposto a uma gama mais extensa de bactérias.
Auto -cuidado também é amor próprio.

Kisses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário