terça-feira, 18 de outubro de 2011

TPM X ALIMENTAÇÃO

Com a necessidade da mulher moderna de ser “multi”, os sintomas da Tensão pré-menstrual, antes desconsiderados ( pois por muitos anos apenas cólicas e dores foram relacionados ao ciclo), são hoje alvo de pesquisas e estudos, para que a mulher seja produtiva 30 dias por mês! É muita sobrecarga para o meu gosto, mulheres tem os seus ciclos e precisam aprender a equilibra-los de forma simples e natural. Há cerca de 150 sintomas associados à TPM, físicos e emocionais. Os sintomas físicos mais comuns são, cólicas, seios inchados e doloridos, prisão de ventre, dores de cabeça, dores musculares, enjôo, tonturas, compulsão por doces, acne, queda no rendimento físico e aumento de peso geralmente causado por retenção de líquidos.
Já os sintomas emocionais mais comuns são a irritabilidade, agressividade, ansiedade, depressão, nervosismo, oscilações repentinas de humor, excesso ou falta de sono, angústia e indisposição.
É muito importante se conscientizar que durante este período CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS DO TEMPERAMENTO ESPECÍFICO DE CADA MULHER, SE INTENSIFICAM.
Se você já é agressiva ou sofre de depressão e ansiedade, durante esse período essa condição pode atingir picos insuportáveis para você e para quem está perto de você. Neste caso procure o profissional indicado, porque estes picos podem te fazer perder o emprego, o marido, uma amizade.... e a você mesma. É muito triste quando a crise passa e as consequências ficam.

AS CAUSAS: Acredita-se que os hormônios estrogênio e progesterona estão diretamente ligados à TPM, pois no meio do ciclo feminino, o ovário passa a produzir menos estrogênio e mais progesterona, o que pode desencadear os sintomas desagradáveis. Está comprovada no entanto, que a principal causa é a diminuição da serotonina cerebral, um neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar.
Durante a TPM há ainda carência de sais minerais e vitaminas e o modo mais eficiente e natural de compensar todo esse desequilíbrio é adotar uma dieta especial e investir nos exercícios físicos. Além disso massagens e chás de ervas podem ajudar a combater o mal estar. É claro que tudo varia de mulher para mulher e, portanto, é preciso observar, exercitando o autoconhecimento.
Está comprovado cientificamente que durante a TPM o metabolismo é mais acelerado, a dieta portanto não pode ser muito restritiva. Para que a mudança de hábitos alimentares seja confortável e prazeiroso vá substituindo os alimentos aos poucos. Na lista de alimentos proibidos, escolha um ou dois que você possa abandonar imediatamente, em seguida diminua a quantidade ingerida daqueles que você gosta mais.

COMBATA O AÇÚCAR E A CAFEÍNA: A necessidade de açúcar aumenta durante o período, a maioria de nós procura fontes rápidas de energia: doces, balas e bolos!
Este tipo de carboidrato, o simples, parece ter um efeito imediato mas é de curto prazo. Uma quantidade monstruosa de açúcar é liberada no organismo e na forma de energia queimada rapidamente, gerando uma necessidade constante de doces, quanto mais você consome mais você precisa é um ciclo vicioso que pode te fazer engordar. Depois de ingerir esses alimentos a energia será toda liberada, você vai consumir o que precisa e o excesso será depositado nas camadas adiposas da pele em forma de gordura, aí o organismo vai pedir mais açúcar e assim sucessivamente. O excesso de açúcar também priva o organismo dos sais minerais e vitaminas do complexo B, além de provocar fadiga e dores de cabeça. Claro que nem todas terão todos os sintomas, por isso a auto obervação é importante.
A solução é partir para os carboidratos complexos: cereais integrais, leguminosas e hortaliças, que propiciam uma metabolização mais lenta. Com a ingestão desses alimentos o nível de açúcar no sangue vai subir bem lentamente e cair ainda mais lentamente proporcionando equilíbrio entre a queima de energia , o humor e a energia feminina, a compulsão cessa.
Não pare de tomar café de uma hora para outra para não sofrer com a abstinência. O melhor a fazer e reduzir gradualmente, tome uma xícara a menos, tome-as pela metade, comece a substitui-las por chá de alecrim ou gengibre que possuem propriedades estimulantes que combatem o esgotamento físico e mental.

CHOCOLATE: É um alimento complexo, possui açúcar, gorduras, cafeína, teobromina- Um alcalóide que melhora o humor- e magnésio, que estabiliza o humor. Consuma de forma moderada, não ultrapassando 20 g por dia, são 5 quadradinhos que podem ser deliciosamente degustados.... você não precisa comer a barra inteira, não se prive, mas controle-se. Prefira o amargo, ele é muito menos gorduroso e bem mais rico em atívos, e é uma delicia! Eu aboli totalmente o chocolate ao leite da minha vida.

VAMOS EVITAR:

*Bebidas cafeinadas: Café, chá preto e matte, coca-cola > Causam dores nos seios, esgota os estoques de vitamina B, e pelo seu poder excessivamente estimulante podem agravar casos de irritabilidade e ansiedade. Sim muito café pode fazer isso tudo! Bem como as outras bebidas cafeinadas. O chocolate em excesso também pode desencadear esses sintomas.
*Álcool: Tem efeito tóxico para o fígado que já fica sobrecarregado nesse período, interfere no metabolismo dos carboidratos e também priva o corpo dos sais minerais e vitaminas do complexo B. O álcool desencadeia uma desidratação relâmpago, sem água metabolismo fica comprometido e as vitaminas que são solúveis na mesma não tem tempo de serem absorvidas. Evite beber, se não puder evitar beba pouco e se hidrate antes e durante: Uma taça de vinho, uma de água.
*Gorduras saturadas ou ricas em colesterol: Geralmente são as de origem animal,  as vegetais como margarinas e óleo de soja também sobrecarregam o figado.
*Laticínios: Ai é o meu ponto fraco, mas nesse período me esforço para reduzir o consumo, pois interferem na absorção de magnésio que ajuda a reduzir as cólicas e estabilizar o humor. Além disso são ricos em gordura animal, mesmo os desnatados possuem alguma quantidade desta gordura.
*Sal: estimula e muito a retenção de líquidos.

ALIMENTOS QUE DEVEM SER CONSUMIDOS:

*Lentilhas, feijões de todos os tipos, grão de bico e ervilhas verdes: São leguminosas, carboidratos complexos e ainda fonte de proteínas. Ajudam a regular o açúcar no sangue estabilizando o humor e a ansiedade.
*A soja!!! É excelente para mulheres com TPM porque é fonte de estrogênio vegetal que ajuda a aliviar os sintomas
*Hortaliças de folhas verdes, como a couve e a mostarda, as raízes como cenoura e nabo, o brócolis e a couve flor têm alto teor de vitamina A, Magnésio e cálcio.
As hortaliças vermelhas, laranjas e amareladas, como cenouras pimentão, abóboras e batata doce, ajudam a reduzir a hipoglicemia, regular o sangramento menstrual intenso, além de amenizar a acne pre menstrual.
*Frutas, aliviam a vontade de comer doces, são ricas em vitaminas e ajudam a regular o intestino.
*Alimentos integrais, como arroz, pão, cereais, granola, são ricos em vitamina B6, combatem o enjôo a retenção de líquidos, regulam o intestino além de trazer todos os benefícios dos carboidratos complexos.
*Salsinha, salsão, alcachofra folhas em geral e melancia, são diuréticos naturais que também ajudam na retenção de líquidos.

A IMPORTÂNCIA DOS EXERCÍCIOS:

Atividade física ajuda na oxigenação do cérebro, trazendo benefícios infinitos, esta oxigenação propicia aumento na produção de serotonina e endorfina que são substâcias responsáveis pelo bem estar e bom humor.
Não importa o exercício escolhido: Caminhada, bicicleta, ginástica, natação, hidroginástica, dança aeróbica ou não, o fato é que só vai funcionar se praticados no mínimo 3X por semana de 40 min a 1hora.
O yoga é bastante indicado, além de trabalhar força elasticidade e equilíbrio, trabalham também os órgãos e o lado emocional do praticante.

ERVAS: Raiz de bardana, gengibre, dente de leão, carqueja, boldo, artemísia, erva de são joao, camomila, capim limão, erva cidreira, todas são indicadas para aliviar os sintomas, adapte aos seus gostos misture no suco de frutas, faça preparos quentes e gelados. Elas possuem principios atívos calmantes que controlam a ansiedade e enjoos, algumas podem ser encontradas em capsulas.

SUCO ANTI TPM:

1 Copo de leite de soja,
meia colher de semente de gergelim
meia colher de sementes de linhaça
1 colher de café de levedura de cerveja em pó
adoçante ou açúcar.
Frutas de sua preferência.

Bata n liquidificador
140 calorias

substitui refrigerantes, achocolatados etc.

Suco contra retenção de líquidos:

Bata no liquidificador 1 copo de água de côco e 1 fatia de melão.

Rico em potássio este suco reduz a retenão de líquidos, tem ação diurética e por isso contribui para eliminação de toxinas.

Tenho mais algumas receitinhas, mas vou ficar devendo...estou cansada de digitar por hoje rs

kisses ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário