sexta-feira, 6 de abril de 2012

Combinando cores



Todas sabemos que é essencial saber combinar roupa com maquiagem, sapato, bolsa e acessórios.
Uma má combinação de cores é gafe na certa! Mas como podemos compor um visual harmônico sem a menor noção de como combinar as cores?
Olhar revistas, ver novelas, copiar as celebridades? Não dá né.
Minha proposta não é um estudo profundo, mas uma noção básica de como usar o círculo cromático para compor com dignidade nossos looks.
Quem busca seu próprio estilo vai se beneficiar muito, quem gosta de seguir moda também vai ampliar suas possibilidades.

 
Este é o Circulo Cromático, a Rosácea Cromática ou roda das cores. Apresentado pela primeira vez no Século XVIII é uma representação da sequência harmônica de cores da natureza.
O círculo cromático nos permite combinações variadas de cor para as mais diversas  finalidades.

A primeira harmonização chamamos de Cores Análogas, onde o contraste não é muito evidente e temos um efeito confortável e discreto. Essas são as cores que ficam lado a lado no círculo. Todos os degradês estão inclusos nesta categoria.


 
A segunda harmonização são as Cores Complementares, elas são opostas uma a outra, causando portanto um grande contraste, mas elas também se neutralizam equilibrando tudo.
Use esta técnica na maquiagem para corretivos coloridos:
Olheiras esverdeadas: Corretivo vermelho ou laranja.
Olheiras ou manchas avermelhadas: Corretivo verde
Olheiras ou manchas amarronzadas: Corretivo amarelo
Olheiras e manchas vascularizadas( com muitas veias e uma mistura de verde, azul vermelho e marrom arroxeado) ou hematomas: corretivos em tons de coral ou Pêssego




 
E temos o triangulo de cores que amplia as possibilidades:
 Outras formas geometricas proporcionam uma gama com maior número de cores,mas é aconselhável restringir o uso de 2 a 4 tons para não poluir o visual, para não carregar:
Observemos que cada cor no círculo começa sólida e vai se diluindo até chegar no branco central, isso é o degradê. Cada cor nos oferece uma infinidade de possibilidades podendo ser mais clara ou mais escura, garantindo profundidade e luminosidade conforme for conveniente.
Também é interessante termos uma boa noção do que são as cores primarias e secundarias porque em maquiagem vamos trabalhar com misturas:
 
As três cores primárias são vermelho, azul e amarelo. Essas cores são as cores base que formam todas as outras cores no círculo de cores:
 
Se você misturar as cores primárias entre si, você terá as cores secundárias, que são: laranja, verde e roxo.
Cores terciárias são formadas por cores do meio, como verde-amarelo e azul-verde. Elas são criadas pela mistura de uma cor primária e uma cor secundária.
É legal ter uma tabela para trabalhar melhor a diluíção das sombras, batons e para brincar com seus esmaltes:
 Existem tabelas mais complexas, várias versões vale a pena pesquisar.

Existe também a classificação de cores baseadas em emoções:

Quentes: Que evocam calor como os Vermelhos, Amarelos, Laranjas e corais, os tons que possuem essas nuances em suas composições também serão quentes.

Frias: São frescas como azuis, verdes e Roxos. Algumas vezes algumas cores frias parecem mais quentes que outras. Por exemplo, o violeta e o verde ambos são cores frias, mas o violeta é mais quente que o verde...
Neutras: São estabilizantes não ressaltando muita emoção como cinzas, marrons e beges...

Algumas fontes dizem que o Branco que reflete todas as outras cores pode ser fria e o Preto que absorve todas as cores, pode ser considerada quente. Eu posso estar errada, mas considero ambas frias, na prática da harmonização o preto combinado com tons quentes causa sensação de contraste.

É imprescindível também detectar a pigmentação aproximada da sua pele para harmonizar melhor os tons que você usa. Alguns profissionais dizem que quem tem pele quente só deve usar tons quentes e quem tem pele fria, tons frios.... Mas na prática não é bem assim.
Por exemplo: Muitas morenas de harmonia quente ficam bem com roxos frios e a sombra prata não casa tão bem em pele quente como o dourado, mas dá pra usar sim, sem essa.
No entanto o lilás ( da família dos roxos) sem muita profundidade( bem clarinho e gelado) pode derrubar as feições de uma mulher de pele quente, ao contrário do roxão escuro ( também frio) que faz um contraste legal. O lance é pesquisar experimentar e descobrir os tons que você mais gosta e o que te favorecem mais.
Os neutros podem ser mais quentes como os marrons ou mais frios e cinzentos, mas em geral é para todas as peles. Inclusive, foi febre nas semanas de moda, várias marcas exploraram muito os marrons, mognos, nudes rosados, cinzentos e beiges. Vamos ver se esse inverno dá uma maneirada nessa onda de cores em blocos que francamente tá um exagero! Rs

É claro que eu não estou fazendo apologia à moda, não sou fã de decretos: “agora está se usando isso e aquilo”
Mas as semanas de moda são úteis para que dentro daquilo que vai estar disponível no mercado você possa selecionar o que lhe agrada e criar seu estilo próprio. Quer gostemos ou não, toda a indústria se volta para as passarelas e é isso que vai ser disponibilizado nas lojas de roupas e maquiagens.
Nessa estação os neutros, os marrons prometem, é tendência, mas porque não combina-los com toques de cores? Eu já estou vendo um olhão marrom com um verde musgo frost maravilhoso...rs

O Marrom! 

No círculo o marrom vai estar do lado do vermelho, e o que combinar com o vermelho também vai bem com o marrom, o verde que eu mencionei por exemplo é complementar ao vermelho, e fica luxo com o marrom. O marrom também fica lindo com roxo, com rosa.... são muitas possibilidades. Usando a técnica do triangulo de cores o marrom pode se encontrar por exemplo com o azul, já estou vendo a pálpebra móvel azul com côncavo marrom... muitas ideias!!! E ideias “acertivas”!
Outra forma de acertar no make também, é fazer um look quente/frio, não é regra mas é bem interessante. O azul frio com o marrom quente, que citamos acima é um bom exemplo. Outra combinação quente/fria muito feliz: Roxo com um coral mais avermelhado ou mesmo com fundo laranja... é isso ai o lance é ir experimentando e cair dentro das cores.


Bjinhossss




Nenhum comentário:

Postar um comentário