segunda-feira, 14 de maio de 2012

Noções Básicas de visagismo e Designer de sobrancelhas


Visagismo é a arte de criar uma imagem pessoal que revela as qualidades únicas de cada pessoa, de acordo com suas características físicas e sua personalidade.
 Não se trata apenas de acertar no look, se trata do que você deseja expressar através da imagem. Vemos cortes e penteados belíssimos que mesmo deixando a pessoa bonita, não são adequados. Por exemplo, uma jovem médica pode ficar linda com cabelos esvoaçantes, mas não despertará muita confiança em sua competência. Quando se pensa primeiro na função, esta determinará como a imagem deve ser criada, para ser adequada, sem deixar de ser bela. As impressões visuais ativam o cérebro humano a 'pre-conceitos', que são mais fortes do que palavras, do que atitudes e até do que o seu curricúlo! Todos temos uma compreenção intuitiva desta linguagem, é a mais primitiva linguagem dos seres humanos e a primeira utilizada para o entendimento do mundo que nos cerca. Intuitivamente entendemos o que significam as diversas linhas, formas, cores e outros elementos que compõem uma imagem. É por isso que conseguimos sentir o que imagens transmitem.
Um visagista profissional necessita de muito estudo, leituras, cursos e prática. Eles servem a uma gama seleta e privilegiada na sociedade e são muito competentes. Mas nada nos impede de ter uma base sobre este conceito para nos beneficiar no dia a dia mesmo sem os caros serviços dos visagistas das estrelas. Existem muitos profissionais no mercado que se dizem visagistas, até a cabelereira da esquina pode se auto denominar assim depois uma palestra. Entre o 'faça-você-mesma' e 'caí-nas-mãos-do-mal-profissional', o que você prefere?
Não precisamos ficar loucas, cortar nosso próprio cabelo e arrancar as sobrancelhas indiscriminadamente, mas podemos usar conceitos de visagismo para chegar no salão sabendo exatamente o que queremos.
Derivada da palavra francesa 'visage', que significa rosto, o visagismo tem suas raízes na escola de artes Bauhaus, onde em 1918, revolucionou os ensinamentos da arte visual, belas artes e designer.
Há casas muita bonitas, mas desconfortáveis, escritórios lindos mas nada funcionais. Há xícaras belas, mas difíceis de segurar.” É o conceito da beleza funcional andando de mãos dadas com marketing e propaganda, mas somente em 1937 começou a ser aplicado na construção da imagem pessoal, entrando assim no universo dos salões de beleza. Nosso corpo se tornou um estande de ideais, sensações e emoções. A imagem de uma pessoa é constituída pelo seu formato de rosto, suas feições, sua cor de pele, seu corte de cabelo, penteado, coloração, sua maquilagem, adornos e, no caso dos homens, seus pêlos faciais. Esse conjunto faz, literalmente, uma declaração ao mundo e à própria pessoa de quem ela é, por meio da linguagem visual.

Como o visagista trabalha?

As pessoas que trabalham com imagens, inclusive os profissionais da área da beleza, geralmente têm inteligência visual acima da média e, instintivamente, sabem como lidar com uma imagem. No entanto, para exercer o visagismo, é preciso conhecer essa linguagem profundamente. Esse conhecimento permite analisar as formas e os traços de um rosto e saber o que expressam da personalidade de uma pessoa. Há mais de 5000 anos os Chineses já haviam percebido que a personalidade, ou temperamento, de uma pessoa é estampada no seu rosto. Os Hindus e os Gregos da antigüidade fizeram a mesma constatação e daí nasceu a Fisiognomonia , que é a arte de conhecer o caráter das pessoas pelos traços fisionômicos.
Com esse conhecimento, o profissional consegue, depois de alguma prática, fazer uma leitura muita rápida de seu cliente. Em poucos minutos analisa as características físicas e sabe que tipo de pessoa é. Conversando com ela, descobrirá mais sobre ela: seu trabalho, suas atividades, seu estilo de vida, seus desejos e suas necessidades. Aí então saberá o que sua imagem deve expressar, para lhe proporcionar maiores benefícios nos seus relacionamentos, levantar sua auto-estima e criar bem estar em geral.
Nisso se estabelece um conceito, ou seja, a função da imagem, e esse é o primeiro passo do processo criativo. Mas para criar a forma mais adequada, que melhor expressa esse conceito, é preciso dominar o uso da linguagem visual, conhecendo e estudando seus fundamentos: luz e sombra, cor, composição, proporção áurea, dinâmica das linhas e outros. Os fundamentos são baseados em conhecimentos de física ótica (cor e luz), de matemática, de geometria, de antropologia e das ciências cognitivas, que estudam como funciona a percepção e a compreensão do mundo.
Beleza é criada quando o conceito transmite as qualidades da pessoa - força, criatividade, dinamismo, meiguice ou autocontrole, por exemplo - e quando a forma valoriza as características físicas positivas, expressa harmonia e é criada de acordo com os princípios de estética.
Finalmente, é preciso que o profissional domine as técnicas diversas utilizadas na criação de uma imagem pessoal; corte, coloração, penteado, maquilagem e outras.
Dessa forma ele pode direcionar seu trabalho, exercendo sua habilidade e criatividade, com consciência daquilo que está proporcionando ao seu cliente, sem que dependa da intuição. Saberá o que a imagem que pretende criar expressará e poderá explicar isso ao seu cliente, quase garantindo a sua satisfação.

Agora que sabemos basicamente o que é visagismo, podemos começar a nos beneficiar deste conhecimento, ainda que não dominemos a arte, vamos falar sobre o visagismo em designer de sobrancelhas:
As sobrancelhas são fundamentais para a moldura do rosto, harmoniza o olhar e deixa o rosto esteticamente agradável. Através do design de sobrancelhas consegue-se traçar um modelo adequado para cada tipo de rosto, respeitando também a vontade do cliente. Elas podem
apresentar diversos formatos, diferindo-se de
tamanho, espessura, ângulo, cor e pelagem. No entanto, há três formas básicas para as sobrancelhas: retas, curvas e arqueadas.
 A espessura da sombrancelha define o grau de expressão de modo que não é bom que elas sejam demasiadamente finas.

Redondo
Vejam esta imagem da atriz Kirsten Dust, ela tem rosto redondo, e sobrancelhas lindas e muito harmoniosas com sua estética. Rosto redondo não fica legal com sobrancelhas finas ( que amplia o efeito de lua cheia). No entando  é preciso subir um pouco o formato para dar uma alongada no sentido vertical deste tipo de rosto, observe como a sobrancelha dela vai afinando no final, dando aquela alongadinha.

Redondo
Perfeita.

Outra de rosto redondo que tem sobrancelhas perfeitas é a Isis Valverde:

Redondo
 Ela as mantem grossinhas e com uma leve angulação para equilibrar a estética do rosto redondo, alongando-o verticalmente.
Redondo
Belo exemplo de como tem que ser uma sobrancelha em rosto redondo.

Vejamos agora as Divas de rosto oval. Ainda dizem que este é o formato de rosto perfeito, mas.... não existe formato de rosto perfeito, muitas das mais lindas mulheres da atualidade como Angelina Jolie e Salma Haiek não possuem rosto oval e são divas!
Oval
Este formato de rosto é tão feminino e delicado que permite que as sobrancelhas se mantenham o mais naturais possível, sem necessidade de  muita angulação. O formato tolera as formas mais retas que expressam força e determinação, pois ficam perfeitmente equilibradas com a feminilidade extrema deste tipo de rosto.  Halle Barry usa sobrancelhas com angulação natural e suavisada nas extremidades, o que lhe confere muita sensualidade.

Oval
O nome da Halle deveria ser perfeição não?
Outra linda de rosto oval é a Catherine Zeta Jones:

Oval Híbrido
Suas sobrancelhas são ligeiramente elevadas, porque o rosto da Catherine na verdade é um pouco híbrido de oval com redondo.
Oval Híbrido

Hibrido oval/Retangular



A Kat Von D tem um Híbrido Oval diferente da Catherine Z.J, é um oval super alongado na vertical, o rosto Retangular. Este tipo de rosto pede sobrancelhas naturais e tolera os fomatos mais retos mas a Kat tem uma super atitude, uma aura vampiresca, sexy e Heavy metal.Ela ja possui um arco natural avantajado e o subiu ainda mais, levou nas alturas alongando ainda mais o seu rosto. Isto não seria recomendado a uma executiva mas a Kat é a Kat e isso que é visagismo! Pra ela essa ousadia é perfeita;


Agora os quadrados, eis um dos formatos de maior impacto, é um formato que confere muita beleza, especialmente aos homens, mas  nas mulheres esta beleza pode ser um pouco forte demais por isto o arco da sobrancelha feminina em rosto quadrado deve ser bem acentuado para equilibrar a força desta estética e trazer feminilidade e um pouco de delicadeza:

Quadrado
 A sobrancelha da Salma Haiek poderia ser uma pouco mais arqueada, mas ela provavelmente não quis fazer isto para não afinar muito. O gosto da pessoa deve ser levado em consideração, a estética deste rosto pede um arco mais elevado,  mas ela não quis afinar muito e foi uma boa escolha porque a base do queixo dela é tão reta que sobrancelhas meio finas iam ampliar a horizontal. A salma  está muito bem dentro do meio termo.
Quadrado

Quadrado

Angelina Jolie, já tem um arco super elevado, e não se incomodou com a extremidade bem fina, equilíbrio perfeito!

Agora vamos falar de um Hibrido-quadrado que deixa as feições ainda mais fortes: Este tipo de quadrado as vezes é chamado de rosto Coração ou Diamante, porque a pesar de ser quadradão não possui uma base reta, o queixo é bem pronunciado:

Hibrido Quadrado
 A Cléo Pires tem o híbrido quadrado (coração) mais anguloso que eu já vi! O queixo é muito pronunciado! 
As sobrancelhas para este tipo de rosto pede um arco nas alturas, mas isto pode conferir um efeito super sensual que pode não ser tão interessante a pessoas que preferem ser levadas mais a sério. A Cléo tem um arco natural muito bonito e por serem grossos, além de equilíbrar  suas feições fortes mantém um pouco de seriedade.


Eu! Meu rosto híbrido quadrado/Coração e minhas sobrancelhas mega arqueadas! Rss
 Existe uma técnica simples para quem quer tirar as próprias sobrancelhas:

Com uma haste rígida os principais pontos são marcados a partir da base do nariz, representados no desenho pelas letras A, E e D. o desenho fala por si, mas ainda é bom lembrar que não é recomendável tirar as próprias sobrancelhas. Procure um designer de confiança.




Bora conferir um video?





E aí qual o seu tipo de rosto? Sua sobrancelha está legal?

Beijinhos!!!

visagismo.com.br/aartedovisagismo

7 comentários:

  1. oiii sheilla gostei do seu poste.
    Fiquei com uma dúvida, pq eu tenho sinal de viuva na testa,o rosto redondo parecido com da isis valverde e não sei que corte de cabelo fica bom no meu rosto. E eu gosto de sobrancelha com arco bem elevado, mas não sei como deixa-lá assim, vc poderia me ajudar. Obrigado pela atenção,bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pr almeida, Olá :)
      Geralmente o rosto redondo fica bem com franja média(na altura das maçãs do rosto)desfiadinha e ligeiramente partida de lado, isso forma uma fenda vertical na testa que alonga e suaviza o volume. Os profissionais hj em dia preservam muito a forma natural das sobrancelhas, especialmente em rosto redondo, sobrancelhas finas demais tiram a expressão e aumenta o volume, mas as vezes é possível sim arquear. Contudo tanto o corte de cabelo como a forma da sobrancelha tem que ser trabalhado de acordo com suas características específicas, depende do tipo de cabelo, da espécie do fio, de que tipo de pessoa vc é e do que vc busca no dia a dia, praticidade, glamour? Tem pouco tempo pra se arrumar, muito tempo? Tudo depende de quem vc é. Envie uma foto pra shluddica@gmail.com e posso mandar dicas mais específicas pra vc.

      Um grande abraço.

      Excluir
  2. This is outstanding. I've read this opinion prior to this though this is very in-depth. Kudos

    Also visit my blog: seo london

    ResponderExcluir
  3. Could not have stated it much better myself

    Feel free to surf to my weblog - just click the up coming website - www.ziki.com

    ResponderExcluir
  4. I take pleasure in, cause I discovered just what
    I was having a look for. You have ended my four day long hunt!
    God Bless you man. Have a nice day. Bye

    Also visit my blog post moon shoes (www.maidenscotland.org.uk)

    ResponderExcluir
  5. Thanks designed for sharing such a fastidious thinking, paragraph is nice, thats why i have
    read it fully

    my homepage http://Pagesfriends.com/index.php?do=/profile-31268/info/

    ResponderExcluir
  6. My brother recommended I would possibly like this web site.
    He used to be totally right. This publish actually made my day.
    You can not consider just how much time I had spent
    for this info! Thanks!

    Feel free to visit my web blog; Purse Obsession
    ()

    ResponderExcluir