sábado, 12 de maio de 2012

Creme para área dos olhos


Como já sabemos área dos olhos é coberta por uma pele muito sensível. A pele do rosto em geral exige cuidados muito especias, mas esta área requer cuidados redobrados. Só p'ra começo de conversa, os próprios olhos são supersensíveis e propensos a irritações e infecções, no post sobre lentes de contato falamos muito sobre isso, mas nunca é demais salientar a necessidade de um cuidado extremo com os mesmos especialmente quando se trata de maquiagem: Higiene sempre!
Voltando à pele: A pele na área dos olhos é muito fina, pobre em glândulas sebáceas e outras glândulas também, a produção de colágeno e elastina alí  é sofrível, o que torna estas moléculas responsáveis pela sustentação e elasticidade extremamente sensíveis. Por este motivo a manipulação da área deve ser muito delicada, nada de estica e puxa! Ao aplicar cosméticos e maquiagem nesta área os movimentos devem ser suaves e ascendentes. A escolha dos produtos é muito importante, devemos investir sempre mais no preparo da pele, desde os hidratantes até as bases corretivos e primes. As sombras não precisam ser necessariamente de tratamento. Existem sombras que prometem ter o efeito de cremes de tratamento, são exelentes para o dia a dia mas não imprescindíveis. Imprescindível nesta área é a hidratação o filtro solar, bases e corretivos de qualidade. O que são bases e corretivos de qualidade? São produtos que possuem agentes de hidratação, proteção solar e vitaminas.
Agora eu vou dizer a coisa mais importante de todas quando o assunto é pele: PREVENIR É MELHOR QUE REMEDIAR.
Quando os sinais de envelhecimento começam a se instalar não adianta mais chorar pelo leite derramado, você pode interromper o processo mas recuperar a pele é quase impossível. Eu digo isto por que vamos entrar agora nas verdades sobre os cosméticos anti-age.
Em primeiro lugar devemos nos conscientizar que fatores estressantes tanto físicos como emocionais podem provocar rugas sim. As emoções negativas favorecem o aumento dos radicais livres no organismo, assim como o sol também o faz. O ressecamento acelera o aprofundamento das marcas de expressão e assim: Sol + stress + ressecamento = Rugas.
Envelhecer  não é um processo natural do corpo? Sim! Todos envelhecemos, envelhecer é um privilégio, mas envelhecer bem é um privilégio maior ainda. Envelhecer precocemente devido a fatores estressantes definitivamente não é bom, por isso temos que combater estes fatores, com relaxamento, cremes, filtro solar e alimentação, porque não?
Ah sim, vamos às verdades sobre os cremes miraculosos:
NÃO EXISTE CREME QUE REMOVE RUGAS.
Está é a verdade. Por isto é melhor prevenir.
O que os bons cremes anti-idade no mercado estão prometendo:

1-'Atenua linhas finas': Sim eles atenuam as linhas porque são efetivos na renovação das camadas superficiais da pele, e quando a crosta de células mortas e envelhecidas, a camada córnea é removida, naturalmente as linhas ficam menos aparentes, mas continuam ali. Se você interromper o uso do produto as células deixam de ser renovadas e se aglutinam novamente sobre a cútis trazendo de volta o aspecto de linhas mais profundas. Por isto o uso do creme devem ser contínuo para o desfrute do resultado.

2-'clareia': Sim! A renovação celular que se dá pelo uso de ácido glicólico e láctico combinada com agentes clareadores dá sim uma boa uniformizada no tom da pele, porém não remove manchas fortes, elas serão apenas atenuadas.

3- 'Firmeza': Mais um benefício proveniente da renovação celular, ocorre a diminuição da flacidez mas nada tão considerável.

Como vimos quase todos os benefícios destes cremes caros se devem à renovação celular.
Os cremes diurnos também possuem filtros solares que combate a ação dos radicais livres e retarda a morte das células por queimadura, evita manchas, mantem a elasticidade e muitos hidratam.
Se você não usa nada no rosto, não abra mão de um bom filtro, ele é essencial.

Outros ingredientes prometem lift intenso e o preenchimento de rugas. O Ácido Hialurônico está presente no organismo e sim, ele nos proporciona volume e firmeza. Com o tempo sua produção na pele cái e a promessa é que os cremes e soluções de uso tópico vão repor a deficiência da substancia.
O fato é que a pele vai absorver muito pouco deste ácido e ele não vai chegar às camadas profundas onde é necessário. Ocorrerá um ligeiro efeito de volume na epiderme, mas isto não é o suficiente para eliminar uma ruga. Uma ruga só pode ser eliminada se o preenchimento for específico exatamente dentro do sulco que a representa, o que não acontece quando se aplica o creme por toda a extensão do rosto.
Quando usamos qualquer produto sobre a pele seu maior inimigo será a camada córnea, a camada de células antigas que formam uma barreira impedindo a absorção dos ativos e até mesmo eliminação natural das impurezas e oleosidade (gerando comedões ou cravos). Então voltamos à importância da renovação celular, quando a camada córnea é polida, afinada a pele absorve muito melhor os ativos de cremes, máscaras e loções.

Eu não estou dizendo que não devemos usar estes cremes, pelo contrário, devemos sim. Mas temos que ter consciência do quanto são realmente eficientes. Não se trata de cosméticos milagrosos, eles não removem rugas instaladas, seus efeitos são limitados e funcionam muito melhor em caráter preventivo. Lembrando sempre que a beleza maior vem de dentro pra fora, muita àgua e uma dieta rica em vitaminas e anti-oxidantes consede benefícios que nenhum creme vai lhe trazer.

Eu quero mostrar os meus creminhos para área dos dos olhos, simmmmm eu não abro mão!
Todos tem efeito signficativo na renovação celular e atuam no nível de hidratação, eu os adoro!

Depois de experimentar muitos, todos muito bons, me apaixonei pelos Renew que tem o melhor custo/benefício para mim, atende perfeitamente às necessidades da minha pele:

Comecei experimentando o 'Ultimate', ele é recomendado para mulheres acima dos 40, porque nesta fase a produção sebácea é sofrível e a função do ultimate é hidratar e repor a oleosidade, o que alias ele faz muito bem. Eu estava com 30 anos quando resolvi experimentar mas isto não faz tanta diferença quando você sabe avaliar qual a necessidade da sua pele. Eu estava passando por uma fase hormonal caótica minha pele ficou seca e ainda era inverno. Minha maquiagem estava craquelando durante o dia na área dos olhos. Com o uso deste creme tudo se normalizou, ele realmente equilibrou minha pele, repondo os óleos e hidratando, minha make passou a durar 6 horas sem craquelar. Depois de 6 horas eu reaplicava o creme e prar dormi besuntava o contorno dos olhos com a cerinha ou 'balm' que vem na tampa em quantidade suficiente para 3 meses, Foi ótimo.

Depois de um tempo minha pele recuperou a hidratação normal e o 'Ultimate' começou a deixar minha área dos olhos meio 'melequenta', foi quando eu mudei para o 'Reversalist', que atua com muita eficiência também na hidratação mas principalmente na renovação celular. Ele é indicado para peles acima dos 35 ( um dia eu chego lá hehe), mas volto a dizer, se a sua pele precisa de muita hidratação mas não é muito seca e você tem pelo menos 25 anos, pode cair dentro que ele é looshooo. O 'Reversalist' continua sendo meu queridinho, ele vem com um iluminador na tampa que fica lindo e ainda ajuda ainda mais na emoliência mas sem melecar.

Apesar do meu chamego pelo 'Reversalist', eu resolvi adquirir o 'Clinical Eye Lift', estava na promoção e eu não resisti ao desejo de experimentar! Pretendo alternar o seu uso com o Reversalist.
O 'Clinical' é indicado para todos os tipo de pele e promete hidratação e firmeza. Ele tem duas fases: um creme para as têmporas e um gel para as pálpebras. Acredito que em caso de peles  secas seu uso deve ser associado ou alternado a outro cosmético que visa repor a oleosidade. Apesar do gel ser bem hidratante pode não ser suficiente em peles muito secas. Daqui algumas semanas de uso vou poder falar um pouco mais dele.

Não devemos nos esquecer de aplicar estes cosméticos sobre a pele limpa e seca e somente depois colocar o filtro solar em cima (indispensável!). Se você inverter esta ordem, o filtro solar vai formar uma barreira na pele impedindo a absorção dos ativos.

Peles muito jovens: entre 16 e 20 anos imprescindível é o filtro solar apenas, não precisa de mais nada! A noite aplique uma boa camada de pomadinha de bebê (Bephantol, hipogloss etc) que você vai amanhecer com a área dos olhos super sedosa, aí é só aplicar o filtro solar ( Também em todo o rosto) e cair no make, ou não...rs
Esta dica da pomadinha não tem contra indicação e é uma boa para as mais maduras também, que não querem ou não podem investir em cremes específicos, afinal, todas querem ficar bonitas mas as pessoas também tem suas prioridades.

Espero que o post tenha sido útil, alias, estou adorando receber e-mails! Dúvidas ou sugestões de posts? São muito bem vindos!:)

Beijinhossssss

Atualização - 19/06/2012

Como eu prometi, estou de volta para falar um pouco mais sobre o Clinical Eye Lift.
Depois de algumas semanas de uso, constatei que tanto o creme como o gel elevam o nível de hidratação da pele sem deixar nada a desejar aos outros cremes. No entanto, peles muito secas como já era previsto necessitam de um pouco mais de óleos, e ele não é oleoso. Não é tão efetivo na renovação celular como o Reversalist, mas deixa a pele lisa e viçosa.
O efeito lift que é o que realmente interessa, como previmos não existe, no entanto com certeza, sem a menor sombra de dúvida, o gel AUMENTA O TONUS da pele sim! O que é simplismente...quase que inacreditável, mas ele faz! Reduz a flacidez sim. A pálpebra fica visivelmente  mais durinha. 
É interessante dizer que a minha pele não possui muita flacidez e nem muita pele, em um quadro de alta flacidez e palpebras caídas o efeito do creme pode não ser tão perceptível nas primeiras semanas, mas ainda assim aconselho o uso contínuo. 
Eu disse que o o lift não existe porque lift é so com cirurgia mesmo, a remoção de um excesso de pele. Mas mesmo assim acho que o creme atende sua proposta: Hidratar e firmar um pouco a pele.

Produto APROVADO. 

Beijinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário