sexta-feira, 20 de abril de 2012

Outono/ Inverno


Samuel Cirnansck
Os desfiles das grandes grifes internacionais aconteceram entre os meses de fevereiro e março desse ano nas cidades de Londres, Paris, Milão e Nova Iorque. São essas coleções que influenciam a moda varejista brasileira e as criações dos nossos designers. É meio patético, mas é a vida....
Em 2004 o grandiosíssimo estilista Jum Nakao realizou uma performace de protesto no SPFW, apresentando roupas de papel que foram rasgadas no final e encerrando sua participação no evento. É perfeitamente possível que os nossos talentosos estilistas criem coleções de bom gosto sem ter que copiar ninguém. Mas essa ditadura do que vem de fora, impera forte na moda como resquício daquela velha mania do brasileiro de desprezar tudo que é nosso. Em entrevista ao 'Fashion Rio' A nossa querida Liliam Pacce enaltece esta ditadura e é assim que funciona.
Temos alguns nomes mais criativos como Samuel Cirnansck, o rei do glamour super over, com vestidos que parecem joias e Alexandre Herchcovitch que deu show em sua coleção masculina inspirada no traje formal do Judeu Ortodoxo.
Eu não sou mesmo qualificada para fazer críticas relevantes sobre esse mundinho seleto e elitista, sou apenas uma consumidora expressando sua opinião e acho que toda esta estrutura vai contra o verdadeiro princípio da moda que é a liberdade de expressão. Deveríamos nos vestir para mostrar quem somos, e não para entrar na categoria das fashionistas robóticas. Apesar da minha indignação, em graus diversos cada uma de nós faz parte disso e alimenta esse mercado, mas com um pouco de personalidade dá pra se expressar através da imagem sem ter aquele aspecto marionetizado. Temos que experimentar as cores e as texturas que mostra quem somos, a fluidez, o brilho, os cortes e caimentos evocam sensações, a imagem fala: Moderna, romântica, louca, sexy, sonhadora, extravagante, minimalista, ousada, misteriosa, marcante, sutil...e no fim simplesmente linda.
Vejamos então o que a estação mais elegante do ano nos reservou para a nossa inspiração, afinal de contas é o que tem no mercado então vamos lá.
A cartela de cores é o carro chefe de qualquer coleção,uma cor atual repagina os looks clássicos, os cortes básicos e atemporais. Hoje em dia esse lance de cor da moda, cor atual é muito relativo, um rosa pode entrar super brilhante com ares dos anos 80, ou envelhecido com fundo bege e aquele ar super retrô.
O P&B (preto e branco) e os nudes continuam firmes. E o gosto pela exuberância das décadas passadas também vai perdurar por muito tempo. Vejamos as principais nuances destacadas nas semanas de moda:

Neutros







Rosados...especialmente lindos....
frios e cinzentos
os rosados com preto dão um ar ainda mais retrô. Esta combinação também é linda em poá (bolinhas)
 O vermelho está sempre presente em todas as estações, mas no inverno aquece um pouco mais com sua presença em várias nuances:


Quando o vermelho começa a se fechar e abaixar o tom, vai ficando mais e mais bonito.

O bordô dispensa comentários!

Vai se fechando e começa a encontrar o marrom


Violáceos....Magenta, roxos....berinjela, ametista, ameixa e uva.




Marrons... chocolate, craft, cobre, café e mogno....




O mostarda também apareceu:


Verdes...esmeralda, musgo, ervilha, oliva...

O Teal simplismente exuberante dando as caras...

kisses....





Nenhum comentário:

Postar um comentário