terça-feira, 13 de setembro de 2011

Normal a mista.


É uma pele normal com leve oleosidade na zona T e ligeira propensão a comedões (os cravos). Com cuidados simples essa pele pode manter um bom nível de hidratação e ter um aspecto saudável, o segredo é cuidar religiosamente TODOS OS DIAS.
Quero mostrar como cuido da minha pele que é desse tipo:
Antes de tudo é impressindível ingerir muita água, e de 3 a 5 porções de frutas por dia, adotar uma dieta com alimentos antioxidantes e evitar gorduras e açúcares. É isso ai, a beleza vem de dentro para fora, sem hábitos saudáveis os cremes não vão adiantar NADA, fato.
Não se pode ignorar também a saúde emocional, quando você passa pela escuridão da alma, sua pele vai junto, pele estressada exige cuidados específicos mas isso é assunto para outro post, de qualquer forma fica a dica: não leve nada muito a sério, pratique o bom humor;)

Higiene e limpeza: É o básico, eu já experimentei várias loções de limpeza, várias marcas e texturas, géis, mousses e espumas de limpeza bla bla bla....até encontrar uma solução maravilhosa para o meu tipo de pele, o sabonete axepsia. Ele limpa, remove toda oleosidade e faz uma leve exfoliação química que faz toda diferença. A zona T produz um pouco mais de óleo e tem propensão a um espessamento de células que represa e condensa o mesmo formando comedões ou cravos, o afinamento dessa superfície (através dessa exfoliação) reduz consideravelmente esse processo. É o primeiro passo do dia.

Secando o rosto: Parece um procedimento simples e instintivo, pegar aquela toalha de rosto e esfregar, mas isso não é bom. A toalha de rosto, bem como esponjas de maquiagem e pincéis precisa estar livre de bactérias, então se você usa toalha de tecido, separe uma só para você e a troque todos os dias. Essas bactérias certamente vão entrar em contato com seus poros e produzir espinhas.
Importante: Jamais esfregue a toalha no rosto, as fibras de colágeno não resistem ao estica e puxa, seja gentil com sua pele, apenas presione a toalha absorvendo a umidade em movimentos ascendentes.
Hidratação: Este sabonete resseca sim a minha pele, e se eu não corrigir isso instantaneamente vem o efeito rebote: Óleo!
Então logo após secar o rosto vem o agente hidratante, que depende muito do que eu vou fazer de manhã, se eu for me maquiar uso um primer com filtro solar, a avon tem um que se adaptou perfeitamente às necessidades da minha pele, já experimentei outros o da contém 1g é excelente, mas no momento estou usando esse e adorando, ele tem fps 20, hidrata e ainda cumpre seu papel de primer com disfarce de poros e brilho excessivo retido, um achado!
Definitivamente não é legal passar muitos produtos um em cima do outro camadas e mais camadas, se a pele é seca a normal craquela tudo, se é normal a mista deixa um aspecto pesado e desagradável, se é mista a oleosa não segura.....derrete mesmo... então o menos é de verdade.... muito mais.
Se eu não vou me maquiar, tenho 2 opções: creme de tratamento diurno com filtro solar ou filtro solar facial livre de óleo, em creme, em gel só para dias muito quentes. Ultimamente estou preferindo a segunda opção
PS: Àrea dos olhos Hidratação com creme especifico 24h, é uma região muito sensível.

A noite: Limpeza com o mesmo sabonetinho de limpeza profunda e alterno as opções de cremes noturnos, estou usando no momento a linha Renew, depois de uma longa temporada com a linha Chronos. Uma noite Reversalist outra noite Luminosity. ( não esqueça a área dos olhos).

O mais importante no tratamento noturno é simplesmente dormir, insonia tem que ser tratada, é morte lenta para qualquer pele. Outro fator que neutraliza todos os cuidados que você possa ter com a sua pele é o tabagismo, se você fuma, esquece, nem plástica vai te salvar, o cigarro é o maior agente envelhecedor da pele, ganha até do sol! 

Exfoliação: a cada 3 dias.
Àrea dos olhos: Hidratação com creme especifico 24h!!! É uma região muito sensível. ( Estou amando reversalist)
 Desintoxicando: Não nos esqueçamos que toda maquiagem que usamos, cremes, filtro solar e a poluição bla .... deixa a pele muito sobrecarregada, por isso muitas vezes temos a impressão de que todos os nossos esforços são inúteis, porque essa sobrecarga de produtos e poluição é implacável, deixa a pele pesada e os poros obstruídos por mais que você se esforce aparecem os cravinhos, então uma limpeza de pele profunda com esteticista profissional , é aconselhável uma vez por mês.
Recentemente eu descobri uma receitinha caseira que não substitui a limpeza de pele mas alivia muitíssimo os sintomas de sobrecarga da pele, aprendi no programa “ centro de estética” do canal Bem simples, e estou fazendo ha 3 semanas, o resultado é surpreendente:

Tratamento desintoxicante: Faça uma exfoliação com açúcar refinado e limão verde. Movimentos circulares e ascendentes com gentileza, essa exfoliação é abrasiva, os ácidos do limão são poderosos, além de limpeza profunda promove o clareamento da pele com ação antiséptica. Em minha pele que é clarinha a vermelhidão é intensa do começo ao fim.
Enxague com água fria. Você vai sentir um leve oleozinho na pele, essa reação foi causada pela abrasividade do tratamento, o óleo vem logo proteger a pele dos ácidos, não remova esse óleo, a pele vai produzir ainda mais. Para colher os beneficios dessa exfoliação após a água fria tenha preparada uma máscara de pepino com aveia:

Processe, rale ou bata no liquidificador o pepino com aveia formando uma pasta.
Eu já usei máscaras de pepino industrializadas, mas nada se compara a essa, a máscara natural de pepino é mil vezes mais refrescante. (use pepino gelado)
Separe 2 fatias do pepino para cobrir os olhos, depois abra sobre o rosto gase de tecido (aquela para curativos), essa tela de gase, vai concentrar o produto na sua pele e impedir que escorra.

Aplicação:Faça desse momento o seu momento anti-stress, tenha tudo organizado, a mascara em um pote com pincel para aplicar a cama ou cadeira de relaxamento protegido com toalha, seu cabelo devidamente preso e protegido com faixa na testa, nada deve te preocupar ou deixar nervosa, deite-se confortavelmente ao som de música suave em local arejado e cubra toda a gase com a máscara. A sensação de alivio e refrescancia é imediato, essa máscara vai acalmar sua pele e anular o efeito rebote já iniciado durante a exfoliação, deixe agir 20 minutos. Esqueça todas as contas para pagar toda encheção de saco do seu chefe, marido, criança chorando, mande tudo às favas....será que uma mulher não pode ter 20 minutos para si mesma? Eu coloco um tijolinho de chocolate amargo ( que eu adoro e é super do bem!) na boca e fico me deliciando, é só prazer.

Ao fim dos 20 minutos, de volta a terra, não se esqueça que o limão( que ainda deixou resíduos de ácidos) em contato com os raios solares ou luzes fortes até de computador, mancha a pele! Então enxague a máscara com muita água e vá dormir, esse horário é interessante para se fazer o tratamento, tanto pela calma que se instala em casa (e as chances de interrupções são menores) como para evitar luzes. Quando faço esse tratamento eu não uso nada sobre a pele simplesmente vou dormir,( hidrate a área dos olhos) mas se não der, fazer o que né, o jeito é “tacar” filtro solar.
Ao longo de 3 semanas notei a textura de minha pele bem mais leve, uniformidade no tom, e a incidência de cravinhos bem menor.

kisses




Nenhum comentário:

Postar um comentário