sábado, 31 de março de 2012

Demaquilagem

É sempre bom acoplar soluções caseiras ao hábito de adquirir bons cosméticos, em algum momento podem ser úteis, ou mesmo um recurso para quem não pode ou não quer fazer altos investimentos.
No momento eu estou curtindo muito a receitinha do demaquilante.
Até a popularizaçãos dos bifásicos eu ulitizava cremes de limpeza, a sequência era: Creme de limpeza, depois loção de limpeza com enxague e tônico no final. O problema dos cremes é que não removiam com eficiência a máscara para cílios, se a dita máscara fosse à prova d'àgua, então.....Sempre ficavam resíduos. Mas na pele do rosto os cremes eram ótimos.
O meu primeiro bifásico foi o Chronos da Natura, que aliás ainda é o meu favorito, mas de um modo geral todo bifásico é bom, ate o da Nívea, que é um dos mais baratinhos.
Existem inúmeras receitinhas de bifásico pela net, basicamente é uma parte de óleo e uma parte de água, que quando agitadas formam uma emulsão leve. A minha dica para fazer em casa um bifásico para área dos olhos é a base de óleo de amêndoas. O óleo de amêndoas puro não agride a área dos olhos dissolve completamente quaisquer fórmulas de máscara, mesmo à prova d'àgua e remove todos os resíduos  da pele. Ele também confere elasticidade dando à  pele um aspecto acetinado e saudável.
Vamos à receitinha:

Demaquilante bifásico para  a área dos olhos: Uma parte de óleo de amêndoas doces puro + uma parte de àgua boricada.

Que difícil não? RS

Muitas pessoas dizem que receitas como essas, sem conservantes não podem ser armazenadas por mais de uma semana sem estarem sujeitas à proliferação bacteriana. Mas vamos às verdades:A proliferação bacteriana só vai acontecer se você usar àgua comum, naturalmente sem conservantes. A àgua mineral é a mais suscetível a bactérias. A àgua de torneira vai resistir um pouco mais devido a presença do cloro. Não utilize àgua.
No caso da minha receita, deve-se observar a data de validade do óleo e da àgua boricada, o produto que indicar o menor período vai determinar o tempo de validade do seu demaquilante.
Tem também a regra básica para cósmeticos artesanais que é de 4 a 6 meses, mas ainda recomento checar a validade dos ingredientes e ir pela regra do menor período.
Outro fator determinante na fabricação de  cosméticos caseiros/artesanais, são as embalagens. Não recicle embalagens plásticas, pode ser difícil remover todos os resíduos. Recicle embalagens de vidro previamente fervidas e cuidado para nao contanimar o recipiente durante o manuseio. O ideal é comprar um recipiente novo e estereliza-lo em casa,com àgua fervente, evitanto contato com as mãos, exatamente como fazemos com a mamadeira dos nossos  bebês.
Com esses cuidados seu demaquilante estará pronto e seguro para o uso, por um bom tempo.

Demaquilante bifásico para a pele do rosto: Uma parte de óleo de amêndoas + uma parte de adstringente ou tônico facial. ( não utilize demaquilante com tônico ou adstringente na àrea dos olhos).Siga todas as recomendações acima para o armazenamento e aproveite a dica.

Peles secas: vão se beneficiar mais do tônico, as peles normais de um adstringente comum, que tonifica e contrái os poros.

Peles mistas, oleosas e, ou acnéicas: As peles oleosas e, ou, acneicas se beneficiarão mais de um adstringente específico para combater a acne, eles geralmente possuem ácidos salicílico na fórmula e o efeito constritor dos poros é mais intenso. Engana-se quem pensa que esse tipo de pele não necessita de hidratação e óleos, o demaquilante com óleo de amêndoas vai ajudar a equilibrar muito bem a agressão que essas peles sofrem com o uso de produtos secativos que acompanham a rotina diária inibindo a ação do 'efeito rebote',que é uma defesa do organismo contra agressões: No caso da pele se vc remover muito óleo, o resultado vai ser mais óleo ainda.
O que não pode acontecer é ficar resíduo de óleo na pele. Após o uso do demaquilante bifásico lave o rosto com um sabonete de limpeza profunda específico para peles acnéicas, recomendo mais uma vez o sabonete 'axepsia'. Também é interessante a utilização de uma escova macia ( escova de cabelos para bebês), ou uma bucha esfoliante específica pra o rosto( que não seja muito abrasiva). Enxague com água em abundância, o que quer dizer: Umas dez vezes!
Finalize a limpeza com uma àgua termal, que vai mutrir e acalmar a pele, ou faça compressas geladas com chá de camomila. em seguida seque o rosto com toalha excepcionalmente limpa, pois nesse momento se a toalha estiver contaminada ( o que acontece muito com toalhas de tecido expostas no banheiro) alguma bactéria pode entrar nos seus poros limpinhos resultando em espinhas. Depois de secar, finalize  com o produto adequado ao horário: filtro solar, hidratante ou creme noturno.

Como demaquilar?

Mas afinal de contas como ulitizar o demaquilante do jeito certo?
Primeiro separe os materiais a serem ulitizados na bancada da sua pia: Discos de algodão, o demaquilante, escovas, esponjas, sabonetes ou loção de limpeza, Àgua termal, cremes e tudo mais que for ulilizar.
Vc também pode usar algodão cortado em quadradinhos, mantenha-o em vidro estéril e bem tampado, e no momento da utilização separe camadas finas.
Pegue um disco de algodão ou uma camada de algodão cortado e borrife o demaquilante previamente agitado, seja generosa, por isso a camada de algodão deve ser fina para evitar desperdício.
Pressione levemente o disco embebido em demaquilante  sobre os olhos fechados e aguarde 10 segundos. Boa parte da maquiagem vai ser sugada para o algodão. É importante executar este passo, pois a área dos olhos é muito sensível e deve ser pouco manipulada, a fricção, o estica e puxa pode romper o colágeno e aí ... é mais um agravante para a flacidez nesta área. Quanto menos vc tiver que esfregar alí melhor.
Após o tempinho de absorção, esfregue os cílios evitando esfregar o olho todo, concentre- se nos cílios, então vire o disco e finalize a limpeza com movimentos circulares, removendo todos os resíduos e puxando levemente os cilios para uma limpeza completa.Utilize hastes flexiveis para o ducto lacrimal e parte interna. Repita a  operação no outro olho e  remova o restante da maquiagem do rosto com demaquilante específico.
Você pode utilizar sem problemas o demaquilante para a àrea dos olhos no rosto também, mas os beneficios são maiores se usar tônico ou adstringente ao invés de àgua boricada na pele do seu rosto.
A demaquilação da face deve ser feita com movimentos suaves e ascendentes ( sempre para cima).
Finalize como ja foi dito: sabonetes e loções de limpeza de acordo com seu tipo de pele, água termal  e tratamento cosmético indicado para o horário ( filtro solar, hidratante ou creme noturno).

É sempre bom lembrar que  a nossa pele tem que ser tratada com carinho, não é só " tacar" maquiagem, pois não há pele que aguente! Faça da demaquilação correta um hábito tão comum e natural quanto o de se maquiar.

Bjinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário