domingo, 2 de setembro de 2012

Base Ideal Flawless: Pele normal X Oleosa.

Nunca experimentei bases da avon, mas pelo que eu soube elas são bem 'meia boca'. Todas sabemos que a marca tem bons produtos na 'gringa', mas o catálogo brasileiro só deu uma melhoradinha de alguns anos para cá. Quando vi o anuncio de base de alta cobertura da avon, não fiquei muito animada mas bastante curiosa. Dei uma boa circulada pela blogsfera para ver o que as meninas estavam achando. As avaliações das blogueiras foram animadoras, parece que a base era mesmo de alta cobertura, então pedi.
Não é para desconfiar? Uma base de alta qualidade por R$ 45,00? (em promoção R$35,00-Pasmei-) Parece que nosso país está mesmo evoluindo, todas estamos familiarizadas em termos de maquiagem com as poucas opções, por vezes baixa qualidade e preços altos dos produtos comercializados no Brasil.
Então, a base chegou! Embalagem fofa, parece que a avon adora imitar o designer da chanel.
Em todos os blogs que eu pesquisei as meninas disseram que a base era meio molhadinha, e super brilhante, algumas até disseram que não rolava para pele oleosa, mas vejam que surpresa, ficou super sequinha no meu rosto. Acho que as meninas que testaram tinham pele mista para oleosa, é um tipo de pele 'padrão' para brasileiras, a maioria tem. Minha pele é normal para mista, tem leve tendencia a oleosidade na zona T, mas com a manutenção que eu faço esta zona problemática se mantém sob controle, enfim.

A textura: A base é bem densa, ela não escorre, tem fragrância, o que pode ser um ponto positivo ou negativo. Eu tenho olfato supersensível, não aprecio produtos com perfume mas esta base dá pra aguentar, mesmo porque o cheiro desaparece logo, é evidente somente no momento da aplicação.

A transferência: Mínima, mas isto é porque ficou sequinha em mim, se você tem pele oleosa ela ficará mais diluída vai transferir cada vez mais porque ela é solúvel no óleo, quanto mais oleosa a pele maior a transferência.

O acabamento: Segundo a propaganda da marca deveria ser perfeito não é? Mas a triste verdade sobre qualquer base de qualquer marca é que o acabamento vai ser tão perfeito quanto sua pele for perfeita! Então cuide da pele, invista um pouco no dermatologista também e não apenas em bases!
Sejamos realistas, por mais que primers e bases visem mascarar problemas como poros abertos, manchas, cicatrizes e saliências, não existe nada que faça as imperfeições desaparecerem, no máximo minimizam o problema.
Para não ressaltar imperfeições a base tem que interagir bem com o nível de óleo da própria pele, por isso o resultado pode variar de pessoa para pessoa. A primeira vez que usei a base eu estava descascando um pouquinho, tinha usado ácido, resultado: Todas as peles soltas gritaram! Oiê, sou uma pele morta olhem pra mim!!! Fiquei apavorada eu nem sabia que estava tao ruim! Rs
Então fiz uma boa exfoliação as pelinhas foram removidas e reapliquei a base: Perfeição!
Sem primer nem hidratante, acabamento perfeito lisinho e aveludado, quase totalmente matte. Volto a dizer que nos outros blogs as meninas descreveram um acabamento cremoso e brilhante, mas na minha pele a base ficou bem matificada.
Eu não posso dizer com propriedade que não acumula em linhas de expressão, mas pela textura eu diria que não. Minhas linhas são praticamente inexistentes eu nunca tomei sol e tomo banho de filtro solar desde os 13 anos, resultado: Pele lisa. Mas se você tem linhas de expressão e/ou rugas use um bom primer! Ele vai minimizar a aparência destas marcas e com eficácia inibir o acúmulo de produto, é um ítem indispensável para as mulheres maduras poderem usufruir da maquiagem, especialmente na área dos olhos.

Cobertura: Alta! Sem dúvida! Uma fina camada cobriu cerca de 95% das minhas olheiras e as poucas sardas que tenho pelo rosto, é uma P* cobertura! Incrível mesmo.
(Algumas meninas de pele oleosa pela blogsfera  consideram que a cobertura é média, mais uma variação que ocorre de acordo com o tipo de pele.)

Rendimento: Eu considero um bom rendimento quando a base cobre todo rosto ,(mesmo sendo uma fina camada)em um pump. E é o caso desta! Um pump cobre todo o rosto. Bom rendimento.

Aplicação: Como já era de se esperar não é muito simples, como toda base de alta cobertura dá um trabalhinho pra afinar e esfumar, mas com paciência vai. Use pincel e esfume bem. A aplicação com os dedos é mais difícil, devido à textura densa a espalhabilidade não é das melhores, mas não chega a ser um ponto negativo, apenas use o pincel e pronto.rs ( Com primer, a conversa foi outra, espalhabilidade excelente)

Durabilidade: simplesmente 8 horas sem desgastes, total resistência à àgua, sem mais.

Cartela de Cores:Confusa. 

 O segundo tom para pele clara talvez devesse ser o 'Bege', alias é o que eu vou usar pra fazer a mistura. 'O Bege Rosado' é muito escuro  mesmo.
O meu tom é o primeiro, o Amêndoa, e não ficou natural, nada grave, mas vou ter que misturar pois os outros tons são escuros para mim,mas tudo bem, eu tenho uma cor de pele difícil mesmo e sou acostumada a ter que fazer misturas. Minha pele é bem clarinha com pigmentos verdes e vermelhos, predominantemente verdes mas tenho uma leve rosácea nas bochechas, ai que confusão. Antes que alguém pense que é alguma doença ou anomalia vou esclarecer a quem não saiba  que a pele humana pode ter predominância de algum destes três pigmentos: amarelo, verde e vermelho.
De acordo com a técnica de neutralização de cores o pigmento vermelho neutraliza o verde e vice versa, então eu deveria usar bases rosadas, mas as bases rosadas costumam ser escuras para mim então recorro às misturinhas, foi mesmo surpreendente quando o bege translúcido da Natura Una deu certinha em mim. O pior erro de maquiagem é ferrar com a preparação da pele! Tem que ficar perfeito, panda invertido, base mais clara ou mais escura que a sua pele = gafe.

Conforto: Se comparar com a maioria das boas bases, ela está no padrão, é relativamente confortável, mas não chega a ser tanto quanto a natura una que você realmente nem sente que está usando base.

Mas a grande pergunta das internautas é: Serve para pele oleosa?
Meninas, eu não tenho pele oleosa, mas considerando todas as características da base, eu diria que não é a melhor opção para este tipo de pele. Ela é muito solúvel no óleo o que significa que possui bastante óleos em sua formulação, a própria resistência à àgua demonstra isto. Para este tipo de pele existem formulações especiais que vão interagir muito melhor: A base Renew, a Natura Una,a Vichy Dermablend seria simplesmente perfeita.
Mas é absolutamente impossível de usar? Claro que não!
Se você que tem pele oleosa quer porque quer usar, claro que pode! Você apenas não vai ter 8 horas de duração perfeita, ela naturalmente vai se desgastar antes disso, e vai transferir mais e brilhar como aconteceu com as meninas de outros blogs que testaram, mas não é impossível de usar.
Mas, eu particularmente investiria em um produto que me trouxesse menos desconforto e mais satisfação.



Minhas considerações finais sobre o produto:
Boa base para qualquer pele.
Excelente base para peles secas e normais.

Beijo Beijo!

11/09/12-Atualização-
Volto a dizer que o acabamento de bases varia de acordo com o tipo de pele e clima, isto é muito particular, estou descrevendo os efeitos  na minha pele que é normal.
 Com o uso contínuo percebi que apesar da qualidade esta definitivamente não é uma base para o dia a dia. A pele tem que estar perfeita, hidratada exfoliada, perfeitamente lisa. Qualquer sinal de desidratação, acúmulo de células mortas ou descamação compromete o acabamento da base que salienta ainda mais cada um desses odiosos defeitinhos. Nossa pele está sujeita ao eventual ressecamento devido à exposição aos elementos, sol e vento. Semanalmente  temos que exfoliar e aplicar uma máscara nutritiva. Então a base não é muito legal no dia a dia. Contudo o problema desapareceu quando a diluí em hidratante. ficou muito bem assentada, diluí em filtro solar e também deu certo, mas aí dei adeus à super cobertura ( que não faz a menor falta no dia a dia a menos que vc tenha mesmo que cobrir manchas). Eu continuo achando a base muito legal, muito boa, uso pura para um look mais elaborado a noite com a pele devidamente preparada e no dia a dia misturo com hidratante, um arraso!
Mas devo confessar que com a chegada dos dias  muito quentes vou recorrer à minha favorita para o calor com cobertura levíssima: A base Renew

Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário