quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Aparelhos de Ginástica

Com a disseminação do estilo de vida saudável a indústria fitness vem crescendo muito. Um dos segmentos de grande abrangência são os aparelhos de ginástica oferecidos em canais de compras e sites.
A propaganda é muito bem feita e logo você vê uma oportunidade de mudança de vida através da aquisição desses produtos milagrosos que supostamente podem transformar seu corpo em tempo recorde com apenas alguns minutos por dia. Mas será que eles funcionam? Até onde vai a 'propaganda enganosa'? É mesmo enganosa?
Bem, eu posso afirmar com certeza que a propaganda visa os sedentários, pessoas sem qualquer conhecimento sobre boa forma, pois o indivíduo com o minimo de conhecimento e experiência enxerga logo o exagero e as promessas vazias.
Na verdade esses produtos tem o seu grau de funcionalidade, o problema é que os comerciais mostram modelos e atletas com alto grau de hipertrofia, músculos muito bem desenvolvidos que certamente não foram construídos com aqueles aparelhos.
Outro problema é a disciplina, na maioria dos casos as pessoas não conseguem fazer uso do produto todos os dias, que acaba encostado num canto e esquecido.
 Eu vou falar hoje dos aparelhos que eu adquiri e da minha experiência com estes.

RODA ABDOMINAL:
 Foi o primeiro aparelho que eu adquiri. E para quem não acreditava, ele realmente funciona, a contração abdominal com ele é intensa o que me rendeu lesões muito desagradáveis, pois eu não tinha condicionamento físico para usa-lo!
Além da contração abdominal ele exige força dos braços e trabalha bem as costas, os abdominais oblíquos também são trabalhados com um movimento arqueado que podemos fazer. O problema é que não é para iniciantes.  Com o tempo a mola do meu aparelho quebrou, mas ele durou mais de 5 anos e foi bem usado.

SIMULADOR DE CAMINHADA:


Este fez muito sucesso! Tenho certeza que rendeu milhões às indústrias! rssss Todo mundo queria  um desses, ele prometia muito!
 Quando adquiri esse aparelho eu não estava emocionalmente equilibrada e tive problemas com a disciplina , ele ficou mais de 2 anos encostado, sem uso. Este aparelho não promove aumento de massa muscular ( hipertrofia), o único exercício que faz músculo crescer é a musculação. Mas ele é eficiente na queima de energia sim e associado a uma dieta rígida pode ajudar na perda de peso. Mas é preciso fazer no mínimo 30 minutos por dia, todos os dias. Depois que eu comecei a usa-lo acabei gostando. Até o décimo minuto o movimento é fácil,  mas logo vem a fadiga e se o seu condicionamento físico estiver ruim pode acreditar que os próximos 20 minutos em cima desta coisa serão muito longos e sofridos! Ele realmente mexe com seu corpo inteiro, braços pernas costas e abdome. Melhora o tônus muscular e a frequência cardíaca. Na verdade eu gosto desse aparelho é um jeito fácil e leve de se movimentar todos os dias.
Para quem precisa de uma grande transformação física, perder muito peso, saiba que apenas o uso desse aparelho não vai resolver, ele é apenas complementar, use nos dias em que não for à academia, ele não compromete a regeneração muscular necessária depois de um treino intenso, basta não ultrapassar 30 mim.

GINÁSTICA PASSIVA:
 De todos os aparelhos acho que este é o mais cruel! Ele cria muitas expectativas.... a grande maioria das pessoas sonha um um abdome chapado, lisinho, mas garanto que não é com este aparelho que vc vai conseguir.
 O Total shape tinha propaganda muito mentirosa.... mostrava atletas enormes com braços esculpidos, abdomes cheios de gomos e mulheres com glúteos imensos...usando o aparelho de forma localizada nestas áreas... mas o total shape não chega nem perto de proporcionar isso. Glúteos se constrói com agachamentos, não tem conversa! Este não é totalmente inútil mas nem de longe proporciona a hipertrofia mostrada na televisão. Este aparelho melhora o tônus muscular, deixa o músculo mais durinho mas veja bem, se vc tiver uma camada de gordura em cima do músculo abdominal esse tônus não vai aparecer, este é um aparelho para pessoas magras que querem diminuir a flacidez, ponto.
Outra coisa que ele não resolve, e que as pessoas parecem não entender, é o excesso de pele, se vc tem excesso de pele no abdome,  essa pele só pode ser retirada cirurgicamente.
Para mim até que o aparelho foi legalzinho, obtive uma melhora  na tonicidade, mas ele me serviu muito pouco, depois de um tempo, com o condicionamento físico já avançado e envolvida em vários exercícios que trabalham o abdome eu desisti de usa-lo, hoje em dia não me serve para mais nada.

 LEG MAGIC:

 Este foi o melhor aparelho que eu adquiri. Ele é impressionante!
 não funciona em  baixos níveis de condicionamento, ele é pesado, em um único movimento  trabalha pernas, glúteo e abdome. O problema dele é que  uma pessoa sedentária não aguenta 3 minutos nele, é cansativo mesmo, uma maravilha! AHAHAHAHHA
E pra ficar melhor ele vem com um DVD com plano de exercício, e uma vídeo aula mostrando todas as possibilidades do aparelho. O plano de exercícios proposto te tira do aparelho, incluindo outros exercícios e ensinando como utiliza-lo como apoio para agachamentos leves e outros movimentos importantes. Ele não promove hipertrofia mas também não promete isso. Eu adorei este aparelho.

É bom lembrar que dependendo do seu objetivo o uso destes aparelhos pode não ser o suficiente.  Se quer ficar musculoso (a) Saiba que isso depende de uma dieta muito rígida adaptada ao seu biotipo e de musculação. Estes aparelhos são bons para se queimar energia, perder um pouco de peso ( se associado à dieta) e manter ou melhorar o tônus muscular. Mas sem disciplina é impossível conseguir resultados, tem que acordar cedo, tem que trabalhar duro todos os dias tem que comer bem! Nada é fácil. Encare os desafios de forma positiva e vá em frente.

Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário